anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Bullying Virtual

Neste post iremos abordar um tema que vem preocupando a cada dia mais os adolescentes, pais e professores de todos os lugares, estamos falando de bullying virtual ou cyberbullying.

Esse tema preocupa não só os pais ou adolescentes que sofrem bullying virtual mais também deixa preocupado os docentes que a cada dia não sabem como lidar com determinados tipos de situações.

Primeiramente, vamos entender qual o significado desses termos, em seguida daremos algumas sugestões para evitar esse tipo de tratamento e como banir esse tipo de comportamento.

O que é bullying virtual ou cyberbullying ?

O bullying trata-se de um termo em inglês que retrata os maus tratos e a difamação de alguém provocando o constrangimento da pessoa em relação a diversas pessoas do seu convívio ou não.

Os termos bullying virtual ou cyberbullying se caracterizou por ser tratar de bullying praticado através de um dos meios de comunicação mais eficazes que existe: A INTERNET.

O bullying é muito comum em escolas ou cursos, costuma ocorrer quando uma “brincadeirinha” começa a passar dos limites, um apelido aqui, uma piadinha ali, quando se percebe, o aluno ou pessoa já está sendo alvo de risadas e pré-julgamentos de várias pessoas.

O agravante

Imagem1

Como a internet é um dois meios de comunicação mais eficaz que existe, acabou oferecendo um agravante ao então já conhecido bullying. Foi quando ele saiu das salas de aulas e ganhou o mundo. Afinal hoje em dia, todos estão conectados 24 horas nas redes sociais, que nesse caso também se tornou uma grande vilã.

Como isso afeta os envolvidos?

Imagem2

Para quem sofre com esse tipo de agressão é muito difícil não ficar abalado, enquanto sua “reputação” está sendo destruída com o envio de várias SMS ou tendo várias compartilhadas, quem está fazendo apenas uma “brincadeirinha” não tem a noção do estrago que pode fazer na vida de um ser humano.

Geralmente as pessoas que passam por esse tipo de situação se sentem:

  • Abatidas;
  • Desmotivadas;
  • Depressivas;
  • Revoltadas;
  • Sem vontade de sair de casa ou viver;

O que torna a situação pior ainda, pois no futuro essa pessoa que sofreu bullying, seja ele virtual ou não, pode crescer e virar um adulto rancoroso e vingativo, e é quando ligamos a TV e vemos tristes noticiários onde um jovem assassinou brutalmente vários alunos em uma escola, o que ninguém sabe é que essa semente foi plantada a anos atrás com apenas uma “brincadeirinha cruel”.

O que muitos não sabem!

O que muitos não sabem é que no Brasil infelizmente ainda não temos leis que controlem crimes cometidos pela internet, porém não se assuste, ninguém ficará impune!

Crimes cometidos no mundo virtual, se enquadram em crimes previstos na nossa constituição e são aceitos como provas, e-mails, perfis, endereços de sites, entre outros, para serem anexados junto ao processo judicial, onde o agressor poderá sofrer um processo e até mesmo ser preso se for condenado.

Como se proteger?

Imagem3

Geralmente esse tipo de abordagem acontece com pessoas tímidas ou pessoas que se demonstram muito incômodas quando recebem, por exemplo, um apelido.

O mais recomendado é não dar importância ao que dizem ou comentam sobre você, afinal não somos o que as pessoas falam de nós e sim o que mostramos com nossas atitudes.

Dependendo da situação, não dá para simplesmente ficar calado e fingir que nada aconteceu, o mais indicado é procurar um auxílio, de um amigo ou parente, eles poderão dar o apoio necessário e tomar ações mais coerentes.

Alguns sites, principalmente as redes sociais permitem que você denuncie algum conteúdo que foi postado sem a sua autorização, então use e abuse desse recurso, denuncie a pessoa que está te importunando e com certeza ela ficará um tempo bloqueada para algumas ações na rede social e verá que não vale a pena.

Por último, mais não menos importante, cuidado com suas amizades, principalmente nas redes sociais, se sabe que a pessoa que está te adicionando não é muito seu amigo, não adicione, assim você estará privando o acesso dessa pessoa às suas informações.

Lembre-se: Você não está só, movimente-se, comunique-se, reaja com inteligência e quem acabará passando vergonha será a pessoa que deu início a isso tudo.

Não acabou por aqui

Qual é o principal papel de pais, docentes, responsáveis ou amigos?

Imagem4

Todos devem estar atento ao seu redor, e é dever e responsabilidade de todos auxiliar a pessoa que está sofrendo bullying, seja ele virtual ou não. Muitas vezes uma simples intimidação de um professor em sala de aula, acaba com possíveis tentativas de bullying virtual, ou até mesmo o fato do pai ou responsável entrar em contato com a escola, e por sua vez a escola tomar as medidas necessárias pode evitar que seu filho fique traumatizado pelo resto de sua vida.

Resumindo

Imagem5

É sim um trabalho árduo, mais a responsabilidade é de todos, estando envolvido direta ou indiretamente, muitas vezes o fato de não se tornar omisso, pode resolver muitos problemas.

Espero que tenham gostado do tema, alguns fatores realmente a muito tempo necessitavam ser esclarecidos, qualquer dúvida, crítica, elogio ou sugestões para as próximas postagens, comente ao final desse post, e se gostou não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares essas informações.

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

O Futuro em 3D – Óculos de Realidade Virtual
Recentemente a tecnologia trouxe algo que jamais acreditaríamos que seria possível alcançar: a realidade virtual.