anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Você caiu nas Bolhas Sociais?

Olá pessoal, tudo bom? Você provavelmente está lendo esse texto do computador ou da telinha do seu celular, certo? De alguma forma, esse link chegou em você, seja pelo site da Evolutime ou pelas redes sociais, seja a nossa ou a de alguém que compartilhou o texto.

A questão é que essa telinha que você está lendo é atraente, não é? Cuidado, você pode ter entrado em uma das bolhas sociais.

 

O que são as bolhas sociais?

Talvez vocês já devem ter ouvido falar no termo Bolhas Sociais, muito embora este tipo de assunto seja muito pouco discutido em massa.

download

Bolha Social é o termo que se refere à grupos específicos de pessoas que, de forma geral, se associam somente a seus semelhantes. Ou seja, o cara que gosta de Linux facilmente se relaciona com outras pessoas que também tem preferência pelo Sistema do pinguim, obviamente este cara não é muito adepto ao Windows. A moça que prefere o inglês britânico, e não o norte-americano, certamente irá procurar trocar figurinha com pessoas que também preferem aos costumes ingleses (Eu tenho um gosto muito peculiar, você não entenderia).

Pensando por esse ponto, você pergunta: “Mas o que tem de errado nisso? ”. Realmente não tem nada de errado, visto que estas pessoas tem o mínimo de bom senso em saber separar as coisas, o que tem sido cada vez menos comum na internet, principalmente nas redes sociais. A seguir alguns exemplos bem claros (e mais próximos do que você imagina) de bolhas sociais.

Facebook

Atualmente a rede social de Mark Zukerberg tem sido protagonista de vários casos específicos de bolhas sociais, principalmente quando o assunto em questão é política, a rede social se torna um palanque de discussões para se tentar chegar a uma conclusão em comum, o que nunca acontece. Basicamente se você tem uma opinião diferente de seu ciclo social no Facebook, você está em risco eminente de perder “amigos” na rede social.

 

Tumblr

Uma plataforma de microblogs assim como o Blogger ou WordPress. O que torna o Tumblr diferente são os seus usuários, que em sua maioria se destacam por serem um tanto enfáticos em suas postagens. Pode se dizer que usuários de Tumblr geralmente são pessoas que se expressam com uma maior ênfase em suas postagens, algumas coisas interessantes saem de lá, no entanto, a plataforma é responsável pelas diversas bolhas sociais criadas por seus usuários.

 

DeepWeb

Talvez a mais perigosa das bolhas sociais, geralmente frequentada por quem tem um conhecimento básico/intermediário de programação e um pouquinho de sangue frio, pois o conteúdo da DeepWeb é no mínimo macabro. Sites como WeekLeaks, Mega (Antigo Megaupload) e “jogos” como a conhecida Baleia Azul (Blue Whale) e Sad S… vieram daí. Sim, a DeepWeb gera uma certa curiosidade quando a associamos a assuntos como Hackerismo, mas eu não classificaria como saudável um ambiente onde em sua maioria se encontra sites de pornografia infantil, tráfico de drogas, armas e assassinos de aluguel, o que infelizmente atraí muita gente.

 

Resumo da história

O problema das bolhas sociais é justamente o fato das pessoas se isolarem somente com aqueles que adotem o mesmo conjunto de pensamentos e ideias, o que faz cair por terra o conceito de diversidade. Eu lembro que quando éramos crianças (se você teve a sua infância na década de 90, sabe do que estou falando) todos se reuniam na sala para ver um filme com os amigos, ou algum jogo, hoje estes costumes foram facilmente substituídos por plataformas online, o que realmente torna as coisas mais práticas, mas a ideia de socializar, conhecer de fato as pessoas vem se tornando cada vez mais estranha a essa geração das bolhas sociais. Tecnologia é essencial nas nossas vidas hoje em dia, mas é como água, em excesso faz mal. #FicaaDica

img_828x523$2017_03_21_16_24_49_46573


Texto escrito por Fábio Lekevicius, instrutor na Evolutime Mauá.

Próximo

Postado por