anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

BLOGGER | Como criar um Blog?

Já pensou em ter um blog só seu? Para expor suas ideias, divulgar ou ensinar algo, assim como esse blog que você está lendo agora. Muitas pessoas tem seu próprio negócio e não sabe como divulgar ou não tem condições de pagar a mensalidade de hospedagem de um site, com isso surgiu os blogs a palavra blog vem da contração de duas palavras do vocabulário inglês Web Log, que significa diário da Web, possui uma estrutura de atualização rápida de artigos que também podem ser chamados de posts.

Antes de sairmos criando um blog temos primeiro que ter uma conta de e-mail, para quem não saber como criar uma conta de e-mail.

CRIANDO O BLOG

1. Após ter criado a conta basta acessar o site www.blogger.com e digitar o seu e-mail e a senha destacados no quadrado vermelho e em seguida clique no botão Login conforme indica a seta na Figura 1. Desabilite também a opção de Continuar conectado, essa opção serve para que mesmo que feche o navegador, quando o navegador for aberto novamente a sua conta continuará conectada, o ideal é sempre deixar desmarcada essa opção.

FOTO02

2. Após realizar os passos indicados na Figura 1 aparecerá uma nova tela que questiona as opções do seu perfil, se você deseja ter um perfil do Google+, onde possibilita conectar os leitores do blog permitindo que eles compartilhem e recomendem seu conteúdo na Web é só clicar em Criar um perfil do Google+ ou poderá escolher a segunda opção que é: Perfil do Blogger, onde é criado um perfil limitado ao Blogger.

Observe na Figura 2 a parte destacada pelo retângulo vermelho que você pode configurar se deseja receber notificações do blog no seu e-mail ou não, no nosso caso vamos deixar habilitada.

No canto superior esquerdo aparece o idioma, por padrão ele já aparece nosso idioma de origem conforme mostra a linha vermelha na Figura 2.

FOTO03

3. Caso você já possua um perfil automaticamente ele irá para a próxima página como demonstra a Figura 3, e para iniciar basta clicar no botão Novo blog como indica a seta vermelha da Figura 3.

FOTO04

4. Feito isso abrirá uma nova janela onde é possível escolher o título do seu blog, o endereço, e também um modelo de layout que deseja que seu blog tenha.

5. No campo título como indica a seta de número 1, podemos digitar um título que tenha a ver com o propósito do seu blog, se é de poesias um titulo que tenha a ver com poesias, se é de informática ou educação que é o meu caso, digitarei um titulo que tem a ver com o meu tipo de blog. Assim como mostra a seta 1 da Figura 4.

6. No campo endereço como indica a seta de número 2, podemos criar o endereço de nosso blog, nesse caso é aconselhável criar um endereço sem espaço, com um nome simples e que retrate o propósito do seu blog, note que enquanto você digita o nome do blog, aparece em baixo da caixa de texto se o nome está disponível ou não, isso significa se já existe algum blog com esse nome ou não, como demonstra a linha grifada em vermelho, só siga para o próximo passo se o nome que você escolher estiver disponível. Após escolher o nome o endereço do blog ficará da seguinte forma: www.nomeescolhido.blogspot.com. Assim como demonstra a seta de número 2 da Figura 4.

7. Feito isso escolha o modelo que mais lhe agradar como indica a seta de número 3 da Figura 4, posteriormente poderá mudá-lo se julgar necessário.

8. Agora só basta clicar no botão Criar um blog, como indica a seta de número 4 da Figura 3.

FOTO05

9. Se tudo deu certo, aparecerá uma nova página com uma mensagem que seu blog foi criado com sucesso, nessa página você poderá realizar sua primeira postagem, visualizar seu blog, até mesmo criar outro blog, ou dispensar conforme mostra as setas numeradas na ordem, como demonstra na Figura 5.

FOTO06

POSTAGENS

1. Vamos clicar em iniciar postagem, iremos realizar nossa primeira postagem, basta ser criativo agora e digitar um texto, colocar uma foto ou compartilhar um link do seu gosto como demonstra a Figura 6. Após terminar de editar seu primeiro post basta clicar em Publicar como demonstra a seta vermelha da Figura 6.

FOTO07

2. Após publicar seu blog, você volta a página de configuração do seu blog, onde poderá configurar diversas coisas como demonstra o retângulo vermelho ou poderá visualizar o seu blog para poder ver como ficou. Para visualizar basta clicar no botão Visualizar blog, como indica a seta da Figura 7.

FOTO08

3. Então poderá visualizar como o seu blog ficou, o post mais atual aparece em destaque, os demais aparecem abaixo e quando você tem muitos posts será possível visualizar eles na coluna da direita na parte de cima como indica a seta de número 1 da Figura 8. Lá você poderá encontrar todos os seus posts em ordem cronológica.

Logo abaixo aparecerão informações sobre o seu perfil, conforme indica a seta de número 2 na Figura 8.

FOTO09

Está aí nosso blog prontinho, caso queiram visualizar é só acessarem o blog através do endereço http://educalegalonline.blogspot.com.br/, eu manterei esse blog no ar para quem quiser estar sempre antenado e por dentro de posts interessantes, para meus alunos e quem mais precisar ou tiver dúvida, acessando meu blog criado nesse post, poderá entrar em contato comigo, espero que tenham gostado, curtam compartilhem e de sua opinião.

Molezinha, não é? Nunca foi tão fácil criar seu próprio Blog, sem complicações.

Acompanhem os próximos posts sobre Blogger. Até o próximo post!

 

Post enviado pelo professora Renata, da unidade de Praia Grande.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Atualizando seu Blog
Possui um blog e não sabe como manter ele atualizado, aqui segue um tutorial que