anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Blender 3D – Que tal um pouco de fogo?

Blender: uma introdução

Blender 3d é um software bastante conhecido e utilizado no mercado, com ferramentas para lá de interessantes.

Ele pode ser utilizado em modelagens de peças bem simples até as mais complexas. Além da modelagem,l podemos criar efeitos de física neste programa utilizando os mesmos em animações ou mesmo em jogos que podem ser criados dentro da própria game engine do programa.

Hoje eu vou mostrar, de forma bem simplificada, o passo a passo da criação do efeito de fogo e fumaça, utilizando modificadores neste programa incrível!

 

Instalação do Blender

Saiba mais sobre o Blendere faça a instalação do programa acompanhando esse post anterior sobre o Blender, escrito por um instrutor de Jundiaí.

 

Tutorial: botando fogo!

Bom, para começar, vamos utilizar o mesmo cubo que é adicionado automaticamente assim que criamos um novo arquivo.

Este no caso será utilizado como “Domain”, que nada mais é do que uma espécie de recipiente onde estará armazenado o objeto que deverá gerar o fogo/fumaça, criando um limite na nossa “3d view”.

1

1º Passo – Utilizaremos o modo “WireFrame”, pressionando a letra (z) para conseguirmos visualizar o interior do cubo, assim podendo adicionar e posicionar o nosso objeto fonte das partículas.


 

 

2Passo – Agora adicionaremos uma “UV Sphere”, que será nossa fonte, pressionando as teclas “SHIFT+A”, escolhemos a opção “MESH” – “UV SPHERE”.

 

 

 

 

43º Passo – Já com a esfera na “3d View” vamos apertar a tecla “S” para redimensionar a nossa esfera reduzindo seu tamanho dentro do cubo de forma que ela fique livre das “FACES” do cubo.

 

 

 

5

4º Passo – Agora com a esfera selecionada vamos aplicar o modificador “Smoke”, no lado direito da tela localize este botão a e em seguida clique em: b e escolha o modificador “Smoke” clicando em  c

 

 

65º Passo – Vamos agora abrir as preferências clicando em: d  , para configurar o objeto como o gerador das partículas e escolher como elas serão estando entre as opções “ fumaça, fogo ou mesmo os dois”.

 

7

6º Passo – No próximo menu que abrirá vamos escolher a opção:g.

Logo abaixo em “Flow Type” escolha entre fire, fire+smoke, smoke (Fogo, fogo com fumaça ou apenas fumaça).

9 8

107º Passo – Para finalizar clique agora com o botão direito no cubo, repita o 4º e o 5º passo, porém agora escolha a opção: f , ao invés de: g, transformando então o mesmo em recipiente.

Pressione as teclas “CTRL+A” e veja o efeito!!!

 

 

 

12  11

Agora você poderá utilizar sua criatividade e “BRINCAR COM FOGO“, sem se queimar, e quem sabe até construir uma fogueira!!! 😉


jaderson

Fala galera! Meu nome é Jaderson Carlos, sou instrutor de informática na unidade Capão Redondo, estou há quase seis anos na unidade, mas já leciono aulas há mais de 10. Ministro aulas de informática, Web, Hardware e Modelagem 3d. Adoro música e vídeo games, principalmente os mais antigos!!!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Vídeo para Holograma Básico
Vamos fazer um Holograma? Tudo que você vai precisar é o Paint e o Movie