anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Blues, Lucille and a King

Fala galera!!!!!

Na madrugada do dia 14/05 para o dia 15/05 um dos maiores ícones da música mundial faleceu: Riley Ben King, mais conhecido pelo seu apelido B.B.King.


blog 1

 

Biografia de B.B.King

B.B.King era um guitarrista que começou sua jornada no mundo da música em meados de 1940, sendo influenciado por alguns dos fundadores de um estilo que estava surgindo na região do norte e sul da costa Leste dos Estados Unidos, no caso de B.B.King, em Chicago.
Guitarristas como T-Bone Walker, Django Reinhardt, Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson e Charlie Christian foram grandes influências para B.B. King.

B.B.King sempre ouvia ‘’hinos’’ que os negros cantavam durante suas horas de trablho nas plantações, as chamadas ‘’work songs’’ ,mas : “Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não estava a tocar hinos espirituais negros . Era ‘’T-Bone’’ interpretando “Stormy Monday” e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida.” recorda B. B. King, “Foi o que realmente me levou a querer tocar Blues”.

O Homem que um dia seria aclamado como o rei do Blues um dia, teve sua primeira chance como músico em 1948, ao tocar em uma rádio local de Memphis.
E então não parou mais, B.B.King e sua banda chegaram a fazer 342 shows em 1956.

Foi reconhecido e fez shows com bandas e artistas consagrados como: Rolling Stones, Eric Clapton, Slash, Elvis Presley, entre outros…

blog 2

 

B.B.King lançou mais de 26 albúns solos, ganhou diversos prêmios grammy, diversos títulos Internacionais. Um deles como PhD honorário da Universidade de Mississippi nos Estados Unidos.

B.B.King influenciou uma geração com um estilo musical ‘’simples’’ que remonta as origens do formato consagrado do blues moderno, baseado na repetição 12 compassos da melodia base e com o solo totalmente livre do acompanhamento (ou seja, o puro improviso).
B.B.King preferia fazer solos com poucas notas, mas que fossem ‘’expressivas ‘’ tanto que a ele foi atribuída a frase: ‘’Posso fazer uma nota valer por mil ‘’.

Teve muitos fãs famosos, como Eric Clapton, Jimmy Hendrix e John Lennon.
É atribuído a Jimmy Hendrix a citação de que B.B. King ‘’seria o maior guitarrista do mundo’’.
E a John Lennon foi perguntado certa vez qual era sua maior ambição, alguns dizem que sua resposta foi: ‘’Tocar Guitarra como B.B.King’’.

Recentemente B.B. King havia lançado um álbum chamado ‘’Riding with the King’’ junto com um de seus fãs famosos, o guitarrista Eric Clapton.

bbking-eric-clapton1999

Ouçam um pouco de duas de suas músicas de seu último álbum de estúdio.

-Riding with the King:

Espero que gostem!!!
O Blues influenciou muito a cultura americana e a música que ouvimos todos os dias.

Curtam um pouco das notas do Rei do Blues e de sua querida Lucille (sua guitarra)!

blog 3

Abraços e até mais!


11259519_791724504256857_6028236397545994711_nTeacher Leonardo Dup – leciona em Guarulhos.

Instrutor de inglês, Músico e estudante de Engenharia Civil nas horas vagas  ;).

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Conheça Pabllo Vittar
Se voltássemos alguns anos atrás, veríamos alguns artistas como Claudia Leite, Ivete Sangalo dominando as