anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

BANCO DE DADOS CONCEITUAL

capaOlá pessoal tudo bem? Hoje vamos conhecer um pouco sobre banco de dados MySQL. A princípio vamos conhecer o modelo conceitual de banco de dados que consiste em criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software, basicamente é como os desenhos das tabelas e seu relacionamento, para isso, vamos utilizar uma ferramenta gratuita muito utilizada por profissionais da área que é o MySQL Workbench.

Para efetuar o download da ferramenta clique na imagem abaixo.

bt_downApós a instalação execute o programa.

img1Para começarmos a criar nosso modelo conceitual clique em File e em seguida New Model (Arquivo -> Novo Modelo).

img2Após ter clicado em novo modelo será exibida uma nova janela, nesta janela devemos criar um novo diagrama.

img3Após a criação do novo diagrama, teremos uma nova janela com uma área de trabalho quadriculada com poucas ferramentas em uma barra a esquerda, uma miniatura e o catálogo de itens criados.

img4Bom neste exemplo vamos criar duas tabelas, para isso vamos clicar na opção Place a New Table.

img5Ao clicar na área de trabalho a nova tabela será criada.

img6Agora para criarmos os itens desta tabela, daremos um duplo clique sobre esta tabela isso fará abrir um menu de opções na parte inferior do programa.

img7Vamos criar nossa tabela nas propriedades, para isso, vamos inserir nome da tabela em Table Name, e criar também as colunas da tabela, você vai perceber que conforme vamos acrescentando os campos, nossa tabela acima vai se modificando e recebendo o nome dos campos.

img8

Entendendo a tabela:

Table Name: Corresponde ao nome da tabela.

Column Name: Nome da coluna.

Datatype: Tipo de dados.

PK (Primary Key): Chave primária, evita registros duplicados.

NN (Not Null): Não Nulo ou seja torna a informação obrigatória.

AI (Auto Increment): Auto incrementar ou seja numeração automática.

Agora vamos criar a segunda tabela.

img9Bom como sabemos os bancos de dados possuem tabelas que se relacionam, e para mostrarmos isso em nosso banco de dados modelo conceitual devemos criar as chamadas Foreign Keys (Chaves estrangeiras).

img10

Bom apenas acessando este menu não irá criar a chave estrangeira para isso vamos criar manualmente na primeira coluna devemos colocar o nome da chave estrangeira, na segunda coluna devemos referenciar a tabela que fará a ligação, em seguida devemos escolher a coluna que queremos relacionar e por último escolher o campo relacional na tabela referenciada.

Uma boa dica é no nome da chave utilizar a sigla fk de chave estrangeira seguido do nome da tabela e do nome do campo na origem e depois o nome do campo da tabela destino.

Exemplo:

Usar a tabela tb_produtos como referência.

Selecione a coluna produto.

E utilize id_produto como referência.

img11É importante observar que para que exista uma relação o tipo de dados deve ser o mesmo nas duas tabelas, você vai perceber também que haverá uma ligação entre as tabelas acima.

img12Bom pessoal o modelo conceitual está criado agora você já pode salvar e/ou exportar para outros formatos, se quiser gerar uma imagem do modelo conceitual criado vá até o menu File e na opção Export clique em Export as PNG.

img13

Depois basta escolher um local e salvar.

Bom pessoal a criação do modelo conceitual está concluída em nosso próximo POST vamos aprender a criar um Script para o banco de dados de forma manual, utilizando o MySQL Query Browser, então espero que tenham gostado do POST e até a próxima!

Não esqueçam de comentar no fim da página.

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!

Postagem Relacionada

Montando um Servidor Local de PHP/MySQL com o Xampp
Salve, salve galera! Hoje montei um tutorial mostrando como montar um servidor web gratuito para testar não