BANCO DE DADOS CONCEITUAL
Olá pessoal tudo bem? Hoje vamos conhecer um pouco sobre banco de dados MySQL. A princípio vamos conhecer o modelo conceitual de banco de dados que consiste em criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software, basicamente é como os desenhos das tabelas e seu relacionamento, para isso, vamos utilizar uma ferramenta gratuita muito utilizada por profissionais da área que é o MySQL Workbench.
Para efetuar o download da ferramenta clique na imagem abaixo.
Após a instalação execute o programa.
Para começarmos a criar nosso modelo conceitual clique em File e em seguida New Model (Arquivo -> Novo Modelo).
Após ter clicado em novo modelo será exibida uma nova janela, nesta janela devemos criar um novo diagrama.
Após a criação do novo diagrama, teremos uma nova janela com uma área de trabalho quadriculada com poucas ferramentas em uma barra a esquerda, uma miniatura e o catálogo de itens criados.
Bom neste exemplo vamos criar duas tabelas, para isso vamos clicar na opção Place a New Table.
Ao clicar na área de trabalho a nova tabela será criada.
Agora para criarmos os itens desta tabela, daremos um duplo clique sobre esta tabela isso fará abrir um menu de opções na parte inferior do programa.
Vamos criar nossa tabela nas propriedades, para isso, vamos inserir nome da tabela em Table Name, e criar também as colunas da tabela, você vai perceber que conforme vamos acrescentando os campos, nossa tabela acima vai se modificando e recebendo o nome dos campos.
Entendendo a tabela:
Table Name: Corresponde ao nome da tabela.
Column Name: Nome da coluna.
Datatype: Tipo de dados.
PK (Primary Key): Chave primária, evita registros duplicados.
NN (Not Null): Não Nulo ou seja torna a informação obrigatória.
AI (Auto Increment): Auto incrementar ou seja numeração automática.
Agora vamos criar a segunda tabela.
Bom como sabemos os bancos de dados possuem tabelas que se relacionam, e para mostrarmos isso em nosso banco de dados modelo conceitual devemos criar as chamadas Foreign Keys (Chaves estrangeiras).
Bom apenas acessando este menu não irá criar a chave estrangeira para isso vamos criar manualmente na primeira coluna devemos colocar o nome da chave estrangeira, na segunda coluna devemos referenciar a tabela que fará a ligação, em seguida devemos escolher a coluna que queremos relacionar e por último escolher o campo relacional na tabela referenciada.
Uma boa dica é no nome da chave utilizar a sigla fk de chave estrangeira seguido do nome da tabela e do nome do campo na origem e depois o nome do campo da tabela destino.
Exemplo:
Usar a tabela tb_produtos como referência.
Selecione a coluna produto.
E utilize id_produto como referência.
É importante observar que para que exista uma relação o tipo de dados deve ser o mesmo nas duas tabelas, você vai perceber também que haverá uma ligação entre as tabelas acima.
Bom pessoal o modelo conceitual está criado agora você já pode salvar e/ou exportar para outros formatos, se quiser gerar uma imagem do modelo conceitual criado vá até o menu File e na opção Export clique em Export as PNG.
Depois basta escolher um local e salvar.
Bom pessoal a criação do modelo conceitual está concluída em nosso próximo POST vamos aprender a criar um Script para o banco de dados de forma manual, utilizando o MySQL Query Browser, então espero que tenham gostado do POST e até a próxima!
Não esqueçam de comentar no fim da página.