anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Atualizando seu Blog

Olá! Sou a professora Renata da Microcamp de Praia Grande. Que tal dar uma atualizada no seu blog? Ainda não tem um blog, então crie já um, seguindo nosso tutorial clicando aqui, para você que criou o seu blog e não consegue mantê-lo atualizado, siga as instruções de como usufruir da melhor forma dessa ótima ferramenta.

Chegou a hora de atualizar seu blog

POR ONDE COMEÇAR?

Primeiramente vamos começar acessando a parte administrativa do seu blog, para isso digite o endereço do seu blog e no canto superior direito clique em login, para exemplificar usarei o meu blog, conforme mostra a Figura 1.

Acessando a parte administrativa do blog

Digite o login e senha que foram cadastrados inicialmente na criação do blog, como mostra a Figura 2.

Acessando a conta

Assim que entrar na conta será apresentado a tela inicial onde será possível criar um novo blog com a mesma conta, como mostra a seta 1, também é possível saber quantas pessoas visualizaram o seu blog, quantas postagens possui, a data da última publicação e seguidores como demonstra a linha vermelha. A seta 2 indica o botão para criar novas postagens, a seta 3 exibe a lista de postagens e a seta 4 indica um botão que é possível visualizar o blog.

Tela inicial

ATUALIZANDO O BLOG

Para atualizar o blog basta clicar no botão laranja como indica a seta 2 da Figura 3, esse botão permite criar novas postagens, bastando colocar as informações desejadas do próximo post do seu blog. Ao finalizar basta clicar no botão laranja Publicar e para ver o resultado basta clicar em Visualizar, esse processo poderá ser repetido quantas vezes desejar, essa é a forma para manter seu blog atualizado.

Atualizando o Blog

Para poder atualizar, editar ou excluir um post basta clicar no botão indicado pela seta 3 da Figura 3, botão Acessar lista de postagens, após clicar nesse botão será exibida uma listagem com todos os post publicados até o momento, onde poderá atualizar, visualizar, compartilhar ou excluir, mais ao lado também é possível visualizar quantas pessoas marcaram o post com o Google mais, quantas pessoas comentaram, quantas visualizaram e a data que foi publicado. É possível identificar essas opções na Figura 5 através da linha vermelha abaixo dos itens indicados.

Editando posts já publicados

CONFIGURANDO O BLOG

Estando na mesma tela que é mostrada na Figura 5, no lado esquerdo da tela é apresentado um painel de configurações do blog, onde é possível configurar da forma que preferir, para nosso post não ficar muito extenso desse painel iremos aprofundar em um muito interessante que é o Layout, porém existem os outros como por exemplo o menu Estatísticas, que exibe um relatório de estatísticas de acesso detalhado do blog.  No menu Layout é possível adicionar os chamados Gadgets, que são pequenos aplicativos possíveis de se colocar no blog, tais como contador de visitantes, cadastro de e-mails de visitantes, contatos e etc. Para podermos analisar esses Gadgets clique sobre a opção Layout no painel esquerdo, como demonstra a Figura 6.

Menu Layout

Em seguida ao centro será apresentado o Layout do seu blog, como demonstra a Figura 7, onde se pode configurar o título do blog, aplicativos e suas disposições. É possível alterar o título do blog, e movimentar os aplicativos para onde desejar.

Menu Layout

Para adicionar um Gadget é muito simples, basta clicar no link Adicionar um Gadget e escolher entre os diversos aplicativos oferecidos, para adicionar qualquer aplicativo basta clicar sobre o sinal de mais em azul, como indica a seta vermelha da Figura 8, cada aplicativo tem sua configuração específica basta realizar as configurações quando for necessário e clicar em salvar.  Quando se tem um Gadget que já foi instalado ele exibe a frase Já adicionado ao invés do sinal de mais em azul.

 Adicionando Gadget

CUIDANDO DO VISUAL

Além do conteúdo também é importante de vez em quando mudar o “Visual” do seu blog para seus leitores. É possível mudar cor, tamanho e estilo da fonte, plano de fundo, cor dos links, deixar o seu blog com a sua cara. Para que essas mudanças sejam possíveis no menu da lateral  clique sobre a opção Modelo, ao centro aparecerá opções genéricas, para configurar de forma mais avançada clique sobre o botão Personalizar, como indica a seta vermelha da figura 9.

Modificando aparência

Após clicar em personalizar será aberta uma nova tela onde será possível modificar fonte, cor, plano de fundo e muitos outros detalhes, assim que todas as modificações forem realizadas basta clicar no botão aplicar ao blog, como mostra a Figura 10. Todas as modificações que são realizadas são exibidas abaixo.

Modificando a aparência

AGORA É SUA VEZ!

FIGURA11

Agora é com você, basta manter atualizado de acordo com o seu gosto. Esse post foi dedicado para quem tem um blog e que precisa atualizá-lo. Espero que goste! Qualquer dúvida ou sugestão é só comentar ao fim desse post, e não se esqueça de curtir e compartilhar.

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Cabos USB 3.1 tipo C
Vocês conhecem os cabos USB 3.1 tipo C? A conexão USB 3.1  tipo C é