anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

As melhores ferramentas do Photoshop para corrigir suas fotos

capa[1]

Um dos programas mais solicitados aqui no blog do Web Design é sem sombra de dúvida o Photoshop. É compreensível: com ele podemos fazer os mais diversos ajustes em uma imagem, como: brilho, contraste, matiz /saturação, curvas, além de  também aplicar efeitos e principalmente corrigir imperfeições com tamanha precisão que vai parecer que elas nunca estiveram ali…

No tutorial de hoje, irei demonstrar como utilizar as ferramentas Deformar, Dissolver e a Distorção de Marionete para realizar esses ajustes. Você pode usar essas ferramentas em versões do Phostoshop CS5 ou superior, já que em versões anteriores algumas delas não existiam ainda.

Correção de defeitos simples no Photoshop – selecionar, rotacionar e distorcer

Para o exemplo a seguir, utilizarei a imagem que você pode baixar AQUI.

Um dos problemas mais simples em muitas fotos é um olho fechado ou semiaberto devido a um flash ou mesmo por um movimento qualquer durante a obtenção da fotografia. Geralmente, quando temos um defeito dessa espécie, o raciocínio é simples: em um rosto, se temos um olho com problema, podemos utilizar o outro olho para corrigir. Para isso, siga os seguintes passos:

Abra a imagem no Photoshop (Arquivo>Abrir ou Control+O)

abrindo foto 1 no photoshop

Na barra de ferramentas lateral, clique na opção ferramenta Letreiro Elíptico. Clique na área do olho e arraste para selecioná-lo.

criando seleção elíptica

Com um simples Control+C e Control+V copie e cole a área da imagem selecionada. Perceba que no Painel de Camadas, uma nova camada será acrescentada com o objeto que selecionou e copiou. Utilize a ferramenta Mover para arrastar o olho e movê-lo de lugar.

mover olho colado

Agora, vá ao Menu Principal na parte superior do programa e na opção Editar , clique em Transformação e depois em Virar Horizontalmente. A imagem irá virar para o outro lado, conforme verá a seguir:

correção de olhos virar horizontalmente

Agora, rotacione a imagem levemente para acompanhar a posição do olho original. Se desejar, retire a Opacidade momentaneamente para ver a posição correta. Após o ajuste, não se esqueça de devolver a Opacidade para o valor normal (100%).

correção de olhos opacidade da camada

Caso seja necessário, você pode distorcer a imagem para obter um melhor ajuste. No Photoshop, isso pode ser feito no menu Editar, escolha Transformação e a opção Distorcer. Após clicar, uma grade irá surgir ao redor da imagem selecionada e você poderá arrastar os pontos em busca da melhor posição. Ao terminar o ajuste, dê um ENTER para gravar as modificações.

correção de olhos editar distorcer

correção de olhos distorção

Para tirar o excesso da imagem ao redor do olho, iremos utilizar a ferramenta Borracha (E). Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem para escolher uma das opções de borracha de Redondo Macio – elas marcam menos as bordas da imagem, deixando o trabalho  menos “recortado” e mais convincente. Apague o excesso e confira o resultado:

correção de olhos escolhendo borracha macia

correção de olhos usando borracha macia

 

Se acha que o ajuste ficou perfeito, aperte as teclas CONTROL+E para mesclar a camada que criou com a camada original. Isso irá achatar a imagem no Photoshop em apenas uma camada novamente. Após esse procedimento, é só salvar o documento e pronto, sua imagem está corrigida!

correção de olhos mesclar camadas

O resultado final: perfeito, não é?

correção de olhos final

Fazendo uma pessoa sorrir com o filtro Dissolver do Photoshop

Imagine que você tem uma foto e está satisfeito com ela, mas acha que poderia estar um pouco menos sério(a) nela. Você pode fazer esse pequeno ajuste com a ferramenta que mostraremos a seguir.

Para este segundo exemplo, utilizarei a imagem que você pode baixar AQUI.

Abra a imagem no Photoshop.

abrindo foto 2 no photoshop

Em seguida, no Menu Principal do programa, escolha Filtros e a opção Dissolver.

filtro dissolver

Uma nova janela irá surgir em sua tela. Nela, teremos as ferramentas próprias desse filtro, que são: Deformação Progressiva, Reconstruir, Girar em sentido horário, Enrugar, Inchar, Empurrar para Esquerda e Espelho.

Eu sei que você já deve ter visto alguns tutoriais onde o filtro Dissolver do Photoshop é utilizado para “brincar” com a fotografia até torna-la uma caricatura de sí mesma (eu mesmo já fiz um post aqui no Blog que você pode ler clicando aqui), mas o objetivo é arrumar a fotografia, não desarruma-la. Use a ferramenta Deformação Progressiva para puxar os cantos da boca suavemente. Como nesta janela não dá para mudar o tamanho da ponta do pincel com o botão direito do mouse, clique na opção “tamanho do pincel” no painel lateral esquerdo caso precise redimensioná-lo ao seu gosto:

filtro dissolver modificando boca 1

 

Comece a “puxar” levemente os cantos da boca:

filtro dissolver modificando boca 2

 

Quando achar que o resultado está satisfatório, dê Ok para voltar a área de trabalho do programa. Essa ferramenta do Photoshop é bem simples e prática e você pode utiliza-la para arrumar pequenos detalhes em suas fotos à vontade!

dissover final

Correção do posicionamento de membros com a Distorção de Marionete

Para finalizar, agora irei mostrar uma ferramenta ideal para corrigir pequenos defeitos de postura. Para este terceiro exemplo, utilizarei uma imagem que você pode baixar AQUI.

Abra a imagem no Photoshop.

abrindo foto 3 no photoshop

Em seguida, faça uma seleção nela. Eu o fiz com a  ferramenta Varinha Mágica (Barra de Ferramentas lateral > Varinha Mágica) clicando diretamente no fundo branco para seleciona-lo. Em seguida, inverta essa seleção com o comando Control+Shift+i para selecionar a pessoa em vez do fundo. Lembre-se de que se for uma foto com um fundo complexo, deverá utilizar outras formas de seleção, como a Caneta (P), por exemplo.

ferramenta de seleção varinha mágica

Após a seleção, dê um Control C + Control V para copiar e colar o conteúdo e abrir uma nova camada. Isso vai fazer que as modificações que faremos serão restritas à modelo. Agora, vá ao Menu Principal e escolha Editar > Distorção de Marionete. Você verá que uma malha complexa irá aparecer na imagem. 

opção distorção de marionete

distorção de marionete malha

Ao clicar em partes dessa malha, você perceberá que surgirão pontos amarelos, que servirão para editar a forma selecionada. Crie pontos em toda a imagem, em especial as partes que deseja editar:

distorção de marionete pontos

Depois que completar a criação desses pontos, utilize a ferramenta Mover (V) para arrastar esses pontos (se desejar, utilize a tecla Shift para selecionar mais de um ponto) e movimente a figura no sentido de fazer as correções da maneira que desejar. No caso da foto utilizada nesse exemplo, eu decidi por melhorar um pouco a postura da mulher, colocando sua cabeça mais para frente e abaixando discretamente os ombros, além de outros detalhes pequenos,

Assim que achar que encontrou o ajuste perfeito, dê um ENTER para aplicar as transformações. Mescle as camadas com um Control+E e salve seu trabalho. O resultado final será esse:

distorção de marionete final

 

Como podem ver, o uso bem aplicado e com consciência das ferramentas aqui apresentadas podem promover alterações sutis mas que fazem toda a diferença para uma foto. Treine os recursos aqui mostrados em suas próprias imagens agora… em muitas delas vai perceber que pode melhorar algo. Lembre-se: o truque é ser cuidadoso e não interferir demais na foto, apenas consertar detalhes que podem estar comprometendo sua beleza e utilidade!

Espero que tenham apreciado as dicas… um grande abraço e até o próximo Post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã