anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

A arte do design front-end

 O que é Front-End?

front-end

Segundo o Wikipédia:
Em ciência da computação, Ambos são termos generalizados que se referem às etapas inicial e final de um processo. O front-end é responsável por coletar a entrada do usuário em várias formas e processá-la para adequá-la a uma especificação em que o back-end possa utilizar.

No geral poderíamos dizer que front-end é o responsável pela parte que o cliente vê (Layout/Visual) e back-end é o responsável pela programação das funcionalidades (processamento/gerenciamento dos dados).

Hoje irei abordar alguns tópicos que considero importantes no design de Front-End:

 

Design responsivo

Design_Responsivo_Responsive_Design_criar_blog

Um tópico muito importante é a forma como seu site vai se comportar quando for aberto em dispositivos diferentes, muitas vezes fazemos um site e só levamos em consideração a forma como ele está aparecendo no nosso computador, porém com a variedade de tamanhos de dispositivos e resoluções no mercado precisamos criar cada vez mais sites adaptáveis as possíveis situações, eu gostaria de ressaltar alguns itens que podem ajudar na hora do design de sites responsivos (adaptáveis aos dispositivos):

  • MEDIA QUERIES -> Um recurso do CSS usado para criar formatações para diferentes dispositivos.
  • BOOTSTRAP -> Um Framework HTML/CSS/JS para desenvolvimento de sites responsivos criado pelo TWITTER

Vale citar que aqui no blog dos cursos ja houve publicações referente a esse tema, como a do Paiva Nunes de 2012, que você pode acessar clicando aqui 

JQUERY

yeti-jquery1

Jquery é uma biblioteca do Javascript. Ele acaba facilitando muito na hora do desenvolvimento Front-End, torna muitos efeitos em coisas relativamente simples alem de ter diversos Plugins.

Uma das poucas desvantagens é que ele acaba sendo um tanto pesado, o que pode influenciar no desempenho da sua pagina, mas ainda sim é uma boa opção.

lighter-yeti

 

SEO (Search Engine Optimization)

seo

Quando falo de SEO me refiro a melhor utilização dos recursos disponíveis no HTML e outras ferramentas para possibilitar uma melhor colocação da sua página nos sites de busca, claro que isso não depende só do FRONT-END, a colocação na busca vária de acordo com vários fatores internos e externos, porem é nosso trabalho fazer o máximo para nossa página ser um destaque.

Dentre as possibilidades de SEO em nosso site podemos citar elementos:

  1. On-page: São os elementos sob os quais você tem controle em seu site, como o <Title>, Meta TAGS, Heading Tags H1-H2-H3,…, número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma página, variações, negritos, nomes das imagens, alt , URLs, etc.
  2. Off-page ou Link Building: São as referências, ou links, apontando para o seu site de outros sites na internet. Influenciam o posicionamento o texto âncora, PageRank do site de origem do link, quantidade de links na página, etc.
  3. Experiência do usuário e sinais sociais: a experiência e feedback das pessoas navegando pelo seu site são um forte indício de sua qualidade, e cada vez mais o Google leva esses elementos em consideração.

Uma outra coisa que posso  citar é referente ao tópico SITEMAP, que se trata de um arquivo XML para mapear as páginas do site onde podemos definir a prioridade das páginas do nosso site.

 

Consideração Final

Para trabalhar com FRONT-END, quanto mais soubermos referente a tópicos como JQUERY, MEDIA QUERIES e SEO estaremos mais preparados para o mercado, afinal nesse ramo tempo e qualidade são dinheiro.


Prof. Kaio

Bom galera, meu nome é Kaio Souza, sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes e hoje vim trazer para vocês um pouco sobre o desenvolvimento FRONT-END. Até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

jkit
jQuery jKit: A revolução no Front-End
jQuery jKit Hoje eu venho falar de um plug-in incrível do Jquery: o super útil JKit!!
  • Jair Campos Amaro

    Bom dia. Queria o Contato do Autor Kaio Souza. Poderiam me passar no e-mail jaircampos@gmail.com trabalhamos um blog de uma grande empresa e estamos querendo escritores nesta linha de conteúdo.

    • Kaio Valdemar

      Boa Tarde Jair, se você precisar entrar em contato comigo o e-mail é profkaio@outlook.com