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Como criar algoritmos no VisuALG

Se você precisa melhorar a sua Lógica para criar Algoritmos, vou apresentar um programa que pode facilitar seu entendimento.

Na forma tradicional, para a criação de Algoritmos, usamos somente lápis e papel, mas para a maioria das pessoas organizar as informações dessa forma é um pouco mais complicado, já que dificulta a associação com o programa.
No VisuALG a compreensão é mais fácil porque o usuário se familiariza desde começo como é programar usando alguns recursos comuns nas linguagens de programação:

  • Variáveis;
  • Operadores aritméticos;
  • Estrutura de repetição;
  • Repetição com teste no início e no final;

Algoritmo, segundo a WikipediaUm algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

  • Nome do programa: é um nome simbólico dado ao algoritmo com a finalidade de diferenciá-lo dos demais.
  • Var: onde são declaradas as variáveis globais usadas no algoritmo principal;
  • Início e Fim: são as palavras que delimitam o início e o término das instruções do corpo do algoritmo.

Representação do programa

A forma de representação é rica em detalhes, com a representação dos tipos de variáveis.

Representação de um algoritmo na forma de pseudocódigo.

Variável

É um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado.
Devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário. É necessário especificar  de que tipo são as variáveis. Podem ser por exemplo: inteiros, reais, caracteres, etc.

Exemplo de variáveis do tipo caracter e outra do tipo inteiro sendo armazenado na memória.

Exemplos de declaração de variáveis no VisuALG

Entrada de Dados

Para  obter dados do meio exterior para uso do computador (memória), os dados têm de vir através dos dispositivos de entrada.  Para isso, utilizamos o comando: “leia”, lê o que foi armazenado na variável

Saída de Dados

Da mesma forma, as informações que são produzidas, tem que ser  levadas ao meio externo (um arquivo, um a impressora, uma tela etc.) através de um dispositivo de saída.
O comando escreva ou escreval imprime (na tela ou na impressora) o conteúdo da(s) variável(eis) especificada(s) após o comando, entre parênteses.

Ao executar (tecla de atalho F9) isso imprime na tela resultado seguinte:

*OBS:  Um comando geralmente é finalizado com ponto e virgula ( ; ), mas no Visualg, não é necessário, o comando é fechado automaticamente.

Exemplo de soma de número

O resultado:

Exemplo usando o comando “leia”

O resultado é:

Estrutura de controle

Existem três estruturas de controle: estrutura de seqüência, estrutura de seleção e estrutura de repetição. Estrutura Sequencial é a mais convencional, faz uma execução  de cada vez. Veja um exemplo no VisuAlg

O resultado é:

Estrutura de seleção permite a escolha de um caminho sequencial a ser executado. Primeiramente, ela faz um teste condicional, que define o caminho de execução do algoritmo, baseado no resultado deste teste.
Os teste são baseados na lógica convencional e podem trazer resultados verdadeiros ou falsos.

Veja  o exemplo de Seleção encadeada no VisuAlg:

Com  múltipla escolha:

Estrutura de repetição é um processamento de valores pode ocorrer diversas vezes sobre uma mesma lógica. Porém os dados a serem manipulados podem ser diferentes, como no calculo da tabuada de um número.

Veja o exemplo abaixo – com teste no início e no final usando o Enquanto e Faça:

Veja o exemplo abaixo – utilizando a instrução Repita

Veja o exemplo abaixo –  repetição com variável de controle, usando o “Para” e “Fimpara”.

Teste e veja as possibilidades de resposta dos algoritmos.

Agora você pode utilizar os recursos vistos no VisuALG para melhorar seus trabalhos de lógica e se familiarizar ainda mais com a programação para WEB. VisuALG é gratuito e executável (não é necessário instalar) para que você possa treinar e testar outros exemplos.

Espero que tenham gostado, curtam e compartilhem com seus amigos ok? Até o próximo post.

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