anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

April Fool’s Day: 1º de abril – Dia da Mentira

April-Fools-Day-Full-Story

Com origem no início do século XVI, o dia 1º de abril passou a ser comemorado como o dia da mentira, dia da piada, dia do besta, etc. Este ato se deu através de um acontecimento político religioso, no qual, no mesmo período, celebravam-se as festividades de fim de ano entre 25 de março à 1 de abril, sendo portanto o primeiro dia do ano para os franceses.

Imagem1

Devido à mudança para o novo calendário da época (Gregoriano), conforme decreto do então rei da França (Carlos IX),  houve uma conspiração  pela maioria dos cidadãos que, como consequência passariam a enviar presentes esdrúxulos uns aos outros e celebrar festas  inexistentes com a finalidade de ridicularizar a  inovação da época.

Relação de 1 de abril com o Brasil

 

Imagem2

No Brasil, a mitificação do dia primeiro de abril como o dia nacional da mentira se deu no ano de 1828, em Minas Gerais, quando Dom Pedro foi declarado morto por plebeus e inimigos políticos da época. Fato negado nos dias posteriores pela corte da coroa portuguesa.

April Fools Day – Cartoons

Imagem3

Um dos principais personagens das histórias em quadrinhos que representa a mentira foi criado em 1883 por Carlo Collodi, chamado Pinóquio. Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, porém, criou vida e passou a desenvolver comportamentos antropomórficos, ou seja, animais ou coisas com características humanas, e passou a sonhar ser um menino de verdade. Ganha notoriedade universal quando passou a fazer partes dos estúdios Disney nos anos de 1940.

Uma das principais características de Pinóquio é o aumento do seu nariz quando conta uma mentira, fato que, culturalmente estabeleceu uma chavão que “Se você mentir, seu nariz cresce”.

Por fim, Pinóquio se torna um menino e expressa a clássica frase: “Como eu era engraçado, quando era boneco de pau! E como estou contente agora, por ter virado menino de verdade!”

 

Vale ressaltar que o dia da mentira se tornou um dia onde as pessoas brincam, passam trotes telefônicos, assustam umas as outras, contam piadas, etc. Portanto, que toda brincadeira não ultrapasse o bom senso e do limite do respeito de um pelo o outro, pois uma mentira por diversas vezes repetidas pode torná-la uma verdade.

 

Imagem4


Teacher Mário Lutécio (Guarulhos)

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

mario bros
Criando o Jogo do Super Mario Bros com o GameMaker
Vamos aprender a criar o Jogo do #SuperMarioBros? ^^ Boa tarde, pessoal! Nessa aula, mostrarei os