Aprendendo Lógica de Programação (Parte 1)
E ai galera! Tudo bom?
No tutorial de hoje eu vou ensinar para vocês um pouco de Lógica de Programação: o que é, como funciona, onde vivem como se reproduzem… Quer dizer… Deixa para lá né? xD
Lógica de Programação
Bem, basicamente a lógica de programação é aplicada em muitas coisas no seu dia a dia. Muitos pensam que LogProg (LOGica de PROGramação) é algo exclusivo da área de exatas, programadores (vulgo garotos de programa xD) ou simplesmente “O Menino do Computador”, mas na verdade ela consiste em alguma ação programada (Algoritmo) para ser feita automaticamente (ou não) de uma maneira lógica e linear, feita muitas vezes por um processo de checagem para tomada de decisão ou simples comandos para obter resultados específicos.
Mas o que seriam exatamente os Algoritmos? Eles nada mais são regras que ditam um processo a fim de obter um resultado (ou soluções) de um problema.
Exemplo prático de algoritmo
Vamos fazer um algoritmo para um banho. Para isso, vamos dar um ponto de partida e vamos escrever as “regras”, pontuando-as:
Partida
Levantando da cama
1) Pegar a toalha
2) Caminhar até o banheiro
3) Entrar no banheiro
4) Fechar a porta
5) Pendurar a toalha
6) Tirar a roupa
7) Entrar no box
8) Abrir a torneira do chuveiro
9) Se molhar e passar sabonete no corpo
10) Tirar o sabonete
11) Passar shampoo
12) Tirar shampoo
13) Fechar a torneira do chuveiro
14) Pegar a toalha
15) Se enxugar
Todos esses 15 passos foram minuciosamente verificados durante o processo, claro que podem existir vários algoritmos “Banho” com diversas maneiras de executá-los; esse é apenas um exemplo.
Na programação para computadores utilizamos operadores matemáticos e/ou lógicos, linguagens de programação e compiladores.
Compiladores são programas que executam as linhas de comandos nas suas linguagens específicas, como por exemplo: SQL, Ruby, Phyton, Delphi Java, JavaScript, HTML, PHP,CSS, C, C++, C#… Enfim, uma infinidade de linguagens que podem ser aplicadas de acordo com as necessidades do programador.
Por hoje é só isso pessoal, nos vemos na parte 2 do tutorial onde vamos trabalhar com alguns algoritmos matemáticos utilizando uma linguagem de programação muito simples chamada “Portugol”. O Portugol não é utilizada para fins comerciais, apenas para fins didáticos já que possui uma sintaxe simples e objetiva. Para isso vou deixar um link abaixo para download do programa que utilizaremos.
https://mega.nz/#!ExFHEaYa!C80FiIhrAobpFv44e8NwU42Br_p6C4e3XF8ySny29Zk
Até mais o/
Veja a parte 2 desse post aqui!
Mais do que o “Menino do Computador” XD, José Rubens de Araújo Wanderley (28 anos) é coordenador de cursos no Butantã, instrutor de informática e hardware com 10 anos de experiência, estudante do 2º ano de Ciências da Computação da USJT. Técnico de Informática, Projetista e Programador.