anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Aprenda a formatar seu PC usando o Windows 7

O sistema operacional é um conjunto de programas bases usados para realizar tarefas no computador: um conjunto de regras e instruções que nos permitem jogar, instalar programas dentre outras funcionalidades.

É importante lembrar que, assim como qualquer outra função, iniciar um sistema operacional usa parte da memória RAM. Porém para reconhecer a memória RAM, é necessário escolher a opção ideal entre as duas versões disponíveis: sistemas 32 bits e sistemas 64 bits. A principal diferença entre elas é que o sistema que trabalha com 32 bits, tem suporte para até 4 Gb, e os sistemas operacionais que trabalham com 64 bits reconhecem 4 Gb ou mais de memória RAM.
Lembre-se: há uma relação com o processador, para instalar um sistema operacional de 64 bits é necessário um processador que trabalhe na mesma frequência, pois o processador trabalha em “conjunto” com a memória RAM, logo devemos ter um processador que consiga reconhecer a quantidade exata da RAM.

Para escolher qual a versão do Windows 7 que mais atende suas necessidades, avalie o uso que fará do sistema.
Por exemplo, a versão Starter é para um uso extremamente básico, com algumas opções bloqueadas, como a troca do plano de fundo da área de trabalho.
A próxima versão é a  Home Basic, também é uma versão bem simples, porém com algumas características avançadas da Starter.
Há a versão Home Premium, uma versão mais completa, ideal para quem deseja uma versão com bastantes ferramentas, mas para um uso mais doméstico.
A versão Professional, tem um uso mais completo, mas é claro que ela é mais pesada.
E por fim temos a versão Ultimate que é uma versão completa e a mais pesada, não recomendada para máquinas com desempenho reduzido.

Agora que já escolhemos a versão, vamos aos primeiros passos da formatação.

Acesse o setup da BIOS pressionando a tecla “DELETE” ao iniciar o computador (lembre-se que o modelo da BIOS  varia de acordo com o ano e o modelo da placa mãe). Uma vez dentro do setup, vá até a opção BOOT e deixe o drive de CD/DVD como primeira opção.

Pressione “F10” para salvar as informações e sair. Coloque o CD de instalação  do Windows 7 no drive e aguarde até que o computador comece a ler a mídia, na tela inicial,  selecione o idioma e o padrão do teclado, usamos o ABNT2 como padrão – para usar o “Ç” sem problemas.

Clique em avançar, e uma tela com o botão “Instalar agora” aparecerá, clique e aguarde.

Na tela de termos de licença, leia e marque a opção “aceito os termos de licença” – caso esteja de acordo – e continue a instalação clicando em “avançar”.

Feito isso, você deverá escolher a opção “personalizada” para, então, definir o local de instalação em nosso sistema operacional.

Escolha em qual HD ou partição deseja instalar o sistema.

DICA: Para criar uma partição, clique no botão “opções de unidade” > “novo” > escolha o tamanho de sua partição e clique em “Aplicar”.

Repare que ele cria uma partição de apenas 100 mb, denominada de “partição reservada pelo sistema”, esta partição é necessária para a inicialização do sistema.

Clique na “partição 2” para selecioná-la e clique em “avançar”.

Ele copiará os arquivos de sua mídia para que em seguida possa instalá-los. Após copiar os arquivos principais, ele iniciará a instalação e reiniciará algumas vezes até concluir a instalação.

 

Após concluir a instalação, você deve escolher um nome de usuário e do seu computador, e em seguida uma senha.

 

Informe a “chave” do produto e clique em “Avançar”, na tela que segue, escolha uma opção para atualizações automáticas e proteção de seu sistema, para sua maior segurança escolha a opção “Usar configurações recomendadas”.

Ajuste a data e hora do computador e clique em “Avançar”.

 

Agora escolhemos em que tipo rede trabalhar.
DICA: lembre-se rede doméstica é usada para sua casa por exemplo, rede de trabalho ou corporativa para usarmos no ambiente de trabalho

O computador reiniciará e logo após sua área de trabalho está pronta para seu primeiro uso, a formatação está finalizada.

 

Próximo

Postado por