anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Aprenda a criar caricaturas no Photoshop

Olá a todos! O post desta semana vem de encontro a vários pedidos que recebo da maioria dos leitores do blog. Muitos sabem que desenvolvo ocasionalmente uma atividade paralela como ilustrador e chargista para alguns sites e blogs e também para o Santos Futebol Clube. Por esse motivo, alguns leitores sempre me pedem um tutorial com um  método para criar suas próprias caricaturas. Bom, eu não tenho um método específico e vario o estilo de acordo com o tipo de trabalho, além de estar sempre experimentando coisas novas (e velhas também), mas resolvi atender aos pedidos com um Tutorial que vai mostrar algumas dicas interessantes de como realizar uma caricatura utilizando o Photoshop (importante: se você ainda usa a versão CS3, vai perceber que algumas ferramentas a seguir não existem nessa versão, portanto, é melhor que use a versão CS4 em diante).

Como modelo, usarei o jogador Neymar. E antes que você , leitor corintiano, palmeirense ou são-paulino  reclame, vale lembrar que além de ser o jogador mais querido do Brasil e um dos melhores do mundo, Neymar é uma figura que desperta muita curiosidade e atenção da mídia, portanto, um personagem público digno de servir como modelo para o nosso tutorial. 😉

Para começar, escolhi duas imagens do jogador no Flickr oficial do Santos (e aproveito aqui para agradecer a Assessoria de Imprensa do clube pela permissão do uso das imagens). Como não havia uma imagem ideal para a pose que eu desejava, escolhi duas fotos diferentes, uma para a cabeça e outra para o corpo (você pode ver as imagens no Flickr  aqui e aqui ). Se quiser utiliza-las como base igual ao tutorial a seguir, fique a vontade. Mas você também pode escolher alguma imagem do seu ídolo favorito.

Foto inicial

01 – Nosso primeiro trabalho será o de cortar a primeira  imagem pois somente utilizaremos a cabeça. Abra o arquivo (Arquivo > Abrir ou Control +N) e desbloqueie a camada com um duplo clique no Painel de Camadas à direita (se ele não estiver visível, aperte F7 para ativar sua visualização). Em seguida, na barra de ferramentas do programa, escolha a escolha a ferramenta Corte demarcado, selecione a parte da cabeça e dê Enter, a imagem será cortada de acordo com a sua seleção.

Corte

02 – Na sequencia, usaremos a ferramenta Caneta para criar uma seleção. Ela é a minha ferramenta favorita para criar seleções, mas se você preferir outro método, fique a vontade.  Clique na ferramenta Caneta na Barra de Ferramentas lateral e contorne toda a cabeça clicando ponto a ponto, dando atenção especial ao cabelo (não é necessário ser muito preciso, afinal de contas, a ideia principal de uma caricatura não é a perfeição da forma, mas sim enfatizar e exagerar as características da pessoa de uma forma humorística).

Seleção

03 – Após contornar a figura, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Criar seleção. Pronto! Nossa seleção está feita. Agora basta invertê-la com a opção do menu principal Seleção > Inverter seleção ou com o atalho Control + Shift + I . Em seguida, aperte Delete no teclado para deletar o fundo da imagem. Você vai repetir todos esses passos com a foto do corpo, como pode ver nas imagens abaixo:

Seleção da cabeça

fundo deletado

Seleção do corpo

04 –  Agora iremos juntar as duas imagens. Selecionaremos a imagem da cabeça e colaremos na imagem do corpo, com um simples Control C e Control V. Isso irá abrir uma nova camada automaticamente. Para que as imagens combinem melhor, inverterei a posição da cabeça,  usando a opção Editar > Transformação > Virar Horizontalmente.

Virar

05 – Com as imagens combinando melhor, usaremos a ferramenta Borracha na Barra de Ferramentas lateral para apagar o excesso (pescoço e outros detalhes, para dar o “encaixe” certo). Você também pode redimensionar o tamanho da cabeça e rotaciona-la  um pouco se for necessário para deixa-la propositalmente bem maior que o corpo (afinal, é uma caricatura, certo?). Utilize o atalho Control T para isso.

Apagando

06 – Agora começa a parte mais interessante. Vamos utilizar o filtro Dissolver (Filtro > Dissolver) para dar uma leve distorcida em nosso personagem. A idéia aqui é acentuar alguns detalhes que chamam atenção (orelhas, boca, nariz… alguma restrição com os olhos somente, porque distorce-los muitos causa um efeito estranho e pode estragar seu trabalho até aqui). Utilize a primeira ferramenta no lado esquerdo superior da janela que abrirá , chamada de Ferramenta de Deformação Progressiva. Mas, cuidado! Não se empolgue muito, você vai adorar o efeito, mas deve ter cuidado para não descaracterizar demais o personagem. Outras duas boas opções são as ferramentas Enrugar e Inchar (elas diminuem e aumentam detalhes, respectivamente). O resultado é muito bom, mas lembre -se de editar devagar e com cuidado. Para aumentar ou diminuir o tamanho da ponta da Distorção, vá ao painel da esquerda e escolha Tamanho do Pincel. Se errar ou não gostar de algo, dê Control+ Z  e Control + Alt + Z para desfazer as ações e recomeçar.

Filtro Distorcer

07 – Agora que se divertiu bastante distorcendo a imagem, dê Ok para gravar as alterações. Pronto! Nossa imagem está no ponto certo para receber os cuidados que darão a ela um aspecto mais interessante e profissional.  Iremos clicar na ferramenta Borrar presente na Barra de Ferramentas lateral. Ela é uma opção da ferramenta Desfoque (que tem o símbolo de uma gotinha na barra de ferramentas). Se ela não estiver visível, clique sobre ela e segure para aparecer a opção Borrar. Essa ferramenta será usada como um pincel, você deve passá-la na imagem suavizando a pele e outros elementos. Faça com que a imagem fique com uma aparência suavizada, distorça pequenos detalhes (como os cabelos), suma com outros (como os patrocinadores na camisa, por exemplo). Vá devagar e siga misturando tudo. A ferramenta servirá para deixar a imagem do aspecto que queremos, como poderá perceber nas imagens a seguir:

Usando o Borrar

Usando Borrar 2

O resultado deverá ficar parecido com esse:

Resultado da ferramenta Borrar

08 – Como a imagem ficou um pouco desfocada, iremos aplicar um filtro para realçar os detalhes e deixá-la com uma leve aparência de pintura. No Menu principal, clique em Filtro > Artístico > Toques de Tinta. Esse filtro dará um toque especial em nosso trabalho. Coloque os valores aproximados com o que você vê na imagem a seguir:

Filtro Toque de Tinta

09 – Com a aplicação do Filtro, agora nossa caricatura está próxima do ideal. Para deixa-la mais realista, irei recolocar o escudo do Santos no calção. Com uma simples pesquisa de imagens no Google, pegue o escudo do clube, copiando-o e colando-o sobre a imagem. Uma nova camada será aberta automaticamente. Use a ferramenta Editar > Transformação > Deformar  para distorcer a imagem e deixa-la na curvatura do calção:

Deformar escudo

10 – Para remover o fundo branco do escudo (caso tenha escolhido uma imagem em .JPG), você pode modificar as opções de Mesclagem da Camada da opção Normal para a opção Multiplicar. Isso fará com que o fundo branco da imagem desapareça e você não terá trabalho algum!

Mesclagem

11 – Por falar em Mesclagem, é hora de mesclar as Camadas do documento em uma camada só. Selecione todas clicando diretamente nelas e segurando a tecla Shift. Na sequência, aperte o atalho Control + E  e pronto! As camadas foram mescladas em apenas uma. Isso é importante pois agora iremos aplicar uma Sombra Interna na imagem para deixa-la com um leve aspecto de profundidade. Para isso, vá até a opção Camadas > Estilos de Camadas >  Sombra Interna e deixe-a com os valores que você vê na figura a seguir:

Sombra Interna

12 – Estamos quase lá. Como estamos mexendo com atributos de Sombra, vamos aproveitar e aplicar uma sombra à imagem. Na mesma opção do efeito anterior (Camadas > Estilos de Camadas ), escolha agora Sombra projetada. Deixe com os valores que você vê na imagem a seguir:

Sombra projetada

13 – Agora, iremos “destacar” a sombra da imagem original, soltando-a. Para isso, clique com o botão direito do mouse na camada e escolha a opção Criar Camadas. Isso fará com que os efeitos de sombra apareçam em camadas separadas da imagem original:

Criando camadas de sombra

14 – Com a camada de Sombra Projetada selecionada, vamos distorcê-la com a opção Editar > Transformação > Distorcer. Clique nos pontos para distorcer a sombra. Isso irá fazer com que ela fique em uma perspectiva mais ideal ao personagem, como você vê na imagem a seguir:

Distorcer sombra

15 – Finalmente, a caricatura está praticamente pronta. Você pode somar mais atributos à sua maneira, colocando mais detalhes, utilizando a ferramenta pincel para destacar partes da imagem ou mesmo para criar coisas como fios de cabelo, riscos, bordas etc. isso vai enriquecer o seu trabalho e deixa-lo como um aspecto mais natural e distancia-la da aparência de uma simples caricatura feita no Photoshop. Pesquise mais elementos, brinque, tente. Somente praticando é que conseguirá desenvolver um método próprio e conseguir um resultado mais de acordo com suas expectativas.

Caricatura final

De qualquer maneira, espero que esse Tutorial sirva como um guia para os seus futuros trabalhos. Se você gostou, não esqueça  de dar aquele Curtir no Facebook e compartilhe com os amigos, ajudando-nos a divulgar o Blog do Web design. Espero que tenham gostado, deixem seus comentários no espaço abaixo que continuarei recebendo mais sugestões de posts! Obrigado pelo carinho de todos e até a próxima ! 🙂

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.