anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Aprenda a clonar seu HD inteiro usando HDClone

A necessidade de ser guardar arquivos hoje em dia aumentou muito. Precisamos mais e mais de dispositivos de armazenamento maiores. Antigamente um HD de 20 ou 40 GB era mais que suficiente para armazenar nossos arquivos, porém não podemos dizer isso hoje. Quem possui um HD de 160 hoje, acha pouco, quem possui um de 500 também, e então lá vamos nós comprar um HD maior, quem sabe um de 1 ou 2TB.

Ao pensar em adquirir um novo HD teremos que levar em consideração que tudo deve ser passado para o novo HD: sistema operacional, os programas, arquivos, temas, favoritos…. aff, só em pensar já dá preguiça.

Não se preocupe, vou mostrar uma ferramenta que o ajudará nessa tarefa. Ela se chama HDClone, e pode ser baixada gratuitamente aqui. O melhor de tudo é que é gratuita e em português, além de ser muito fácil de usar.

Vamos lá.

Ante de começarmos, vamos ver nosso HD. Clique em Iniciar, Computador. Na imagem abaixo é possível ver meu único disco particionado em C: e D:.

É importante notar que ao clonar um HD também será clonado suas partições (seja ela de arquivos, sistema…).

0

Após fazer o download e a instalação do HDClone, execute-o pelo Windows mesmo, sem necessidade de boot (como alguns softwares do gênero).

Na tela inicial, é mostrada uma mensagem informando que a versão free tem limitações de alguns recursos. Não há problema, ela funciona perfeitamente assim mesmo. Apenas clique em fechar.

1

Na próxima janela, clique em Cópia e depois em Avançar.

2

Agora devemos escolher os discos de origem e destino (do disco atual para o disco novo). Tome cuidado, pois se escolher ao contrário seu HD será totalmente apagado, já que o HD novo está zerado.

Escolha a primeira opção e clique em Avançar.

3

Agora escolha o disco de destino (o novo HD) e clique em avançar.

4

Nesta janela, ainda podemos ajustar algumas opções, no entanto, vamos apenas confirmar tudo clicando em Avançar.

5

Aqui, podemos escolher como o novo HD será redimensionado em relação ao primeiro (lembre-se que temos duas partições). Escolha a opção ajuste automático. Essa opção irá criar as partições no novo disco com as mesmas proporções do disco atual, mesmo que eles tenham tamanhos diferentes.

Clique em avançar, no meio da tela.

6

Pronto, basta clicar no botão iniciar para iniciar o processo de cópia.

7

Antes de realmente começar, é mostrada uma mensagem de alerta, informando que o novo disco será totalmente apagado. Clique em Iniciar Cópia.

8

O software irá checar os discos…

9

E então começar o processo…

10

Finalizado.

11

Veja que o novo HD está particionado exatamente como o anterior. Porém como o tamanho é diferente, as partições ficaram com tamanhos proporcionais.

12

Bem fácil, não?

Espero que tenham gostado. Deixem comentário, qualquer dúvida, basta comentar. Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Exercício Prático – MS Word
Olá pessoal, tudo bom? Hoje vamos colocar a mão na massa e aplicar alguns conceitos