anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Aplique tatuagens em sua fotos com o Photoshop

capa-aprenda a fazer tatuagens no photoshop

Olá amigos do Blog! No post de hoje, irei demonstrar em poucos passos como inserir tatuagens em suas fotos a partir de imagens e textos de sua escolha. Além de criar um efeito bem realista, você poderá utilizar esta prática para se divertir, impressionar os seus amigos ou até mesmo trabalhar em um estúdio aplicando as artes nas fotos dos clientes antes de serem tatuados de verdade!

Para este tutorial, você vai precisar de:

  • Adobe Photoshop CS5 ou superior;
  • Imagens de modelos masculinos ou femininos;
  • Imagens de tatuagens ou desenhos diversos.

Se quiser utilizar as imagens deste tutorial, basta clicar aqui. Também coloquei algumas outras imagens de tatuagens, caso decida variar. Para baixar os arquivos, é necessário ter conta no 4Shared ou conectar-se com sua conta do Facebook ou Twitter.

1. Abrindo a imagem no Photoshop

Utilizando o comando Control+O  ou Arquivo>Abrir no Menu Principal, abra a imagem que escolheu e que servirá de base para iniciarmos nossos trabalhos.

Abrir-arquivo homem

2. Inserindo a imagem da tatuagem

Em Arquivo > Inserir, escolha a imagem que servirá como tatuagem e aplique-a no documento. Perceba que ela será inserida como uma nova camada no documento.

Homem-tatuagem inserida-01

3. Redimensionando a imagem inserida

Agora, escolha o tamanho que tatuagem terá, redimensionando-a. Se desejar, você poderá distorcê-la livremente apertando a tecla Control e clicando nos pontos nas extremidades da imagem.

Homem-tatuagem inserida e redimensionamento

4. Curvando a imagem com ferramenta Deformar

Em Editar> Transformação>Deformar, use as grades e ganchos de apoio para curvar a figura de acordo com o local da tatuagem. O Photoshop permite que distorça como quiser, e a dica válida aqui é que siga sempre a perspectiva e a curvatura da parte do corpo onde será aplicada.

Homem-opção deformar

Após fazer as modificações, dê um ENTER para aplica-las definitivamente.

Homem-distorção no Photoshop

 

5. Usando o modo de Mesclagem de camada do Photoshop

Agora  iremos usar o modo de Mesclagem de cores do Photoshop para sumir com o fundo branco (observação: se escolheu uma imagem que não tenha o fundo branco, então terá de apagar o fundo com outras ferramentas).

Escolha o modo “Multiplicação”, como se vê na imagem a seguir:

Homem-resultado-distorção

Pronto: o fundo desapareceu e agora estamos quase no ponto ideal de nosso trabalho. É importante notar que o fundo continua na imagem, apenas não está mais visível!

6. Removendo partes da tatuagem usando uma seleção

Agora, desligue a visualização da camada da tatuagem (basta clicar no ícone do olho ao lado da camada). Iremos fazer uma seleção que servirá para excluir as partes indesejadas da imagem. Para isso, utilizaremos a ferramenta Caneta (P), presente na Barra de Ferramentas lateral.

Homem - seleção com caneta

Contorne a área onde a tatuagem será removida com pequenos cliques da Caneta. Feche o desenho clicando no ponto onde começou o trabalho. Em seguida, clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolha a opção “Criar Seleção”.

Homem-criar seleção

 

Homem-seleção-resultado

Com a seleção criada, olhe com atenção para o Painel de Camadas do Photoshop e veja se a camada selecionada é a da tatuagem. Ligue sua visualização, dê um clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Rasterizar camada”. Isso fará com que ela fique editável (se não fizer isso, não conseguirá fazer mais modificações nela).

Homem-rasterizar camada

Em seguida, aperte DELETE para excluir a área selecionada na camada de tatuagem. O resultado será este:

Homem-resultado-corte

7. Desfocando a imagem

Provavelmente, será necessário desfocar a imagem para que combine mais com o modelo. Se ela ficar com as bordas muito recortadas, o efeito ficará estranho. Para dar uma sensação de que o desenho está realmente sob a pele, vá em Filtros> Desfoque>Desfoque Gaussiano.

Homem-desfoque gaussiano

No caso dessa imagem que utilizei no tutorial, o desfoque foi bem suave, de 1,7. Você deve achar o ponto de desfoque ideal para seus trabalhos.

8. Aplicando transparência à imagem

Para finalizar e deixar nosso trabalho mais realista, vamos tirar um pouco da força da imagem, diminuindo sua Transparência. Como você deve saber, nenhuma tatuagem fica 100% preta ou colorida sob a pele, então baixando um pouco a Transparência da camada no Photoshop, teremos um efeito melhor dessas cores levemente desbotadas.

Homem-preenchimento-60-por-cento

Como se vê, nosso trabalho está pronto. Você pode variar as quantidades de desfoque, transparência ou mesmo aplicar outros modos de Mesclagem em seus trabalhos… o importante é que compreenda qual o significado do uso dessas ferramentas no Photoshop e crie sues próprios métodos a partir do que foi apresentado aqui.

Homem-final

No outro modelo que mostro a seguir, aplico uma tatuagem colorida e faço uma distorção mais complexa:

Mulher inserir imagem

Mulher - ferramenta distorção

Nesse caso, utilizei um modo de Mesclagem diferente (“Escurecer” em vez de “Multiplicação”) para obter um efeito mais de acordo com a fotografia:

Mulher - escurecer

 

Continuação do trabalho com o Desfoque, dessa vez bem menor:

Mulher - desfoque gaussiano

Também mesclei as camadas ao final e retirei um pouco da saturação (Control+U) para deixar as duas imagens combinando melhor entre si.

Mulher - saturação

Enfim, com essa técnica você poderá praticar à vontade com suas imagens e obter resultados cada vez mais surpreendentes em suas tentativas. Treine, varie as opções de ferramentas, acrescente outras: somente assim poderá se tornar um bom profissional de Photoshop!

mulher tatuada - final

Abaixo, mais alguns exemplos de utilização de tatuagens inseridas no Photoshop para sua inspiração:

exemplos

Espero que tenham gostado e aguardo seus comentários no espaço abaixo! Um forte abraço, uma boa semana e até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã