anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Animes e Mangás

Irasshaimase! (Seja Bem-Vindo!)

E ai galerinha, como vão?

Este post trará para vocês algumas curiosidades sobre o Universo Japonês. Até porque vocês já devem ter  ouvido falar sobre Animes, Mangás e Cosplays, mas o que seria isso? Quais são as principais diferenças?

O Brasil é um país misto de culturas e, nos dias atuais, já estão se tornando comuns características de outras culturas estarem presentes no nosso dia a dia, sejam elas comuns e que não causem estranhamento, até aquelas que quando vimos levamos um tombo para trás.

A cultura japonesa tem ganhado aos poucos seu lugar junto a cultura brasileira, até porque hoje em dia existem muitos fãs dessa cultura; muitos chegam até mesmo a viajar para o Japão com o intuito de fazer parte dessa cultura. Mas não se preocupem! Aqui em São Paulo temos o bairro da Liberdade, que reúne a cultura oriental e tem feiras, restaurantes, praças, jardins e lojas incríveis! Se você quer saber mais sobre as maravilhas desse bairro, leia aqui o post do Wesley sobre essa ponto turístico.

Bairro da Liberdade

Bairro da Liberdade em São Paulo, na entrada do ano novo chinês.

Um dos produtos mais interessantes que você pode comprar lá são revistas, jornais, animes e mangás importados do Japão. Antes só haviam originais vindos diretos de lá, mas hoje há lojas que vendem o material já traduzido para o português, ou, no mínimo, em inglês. Além dessas comprinhas, você pode descer a Rua dos Estudantes e comer um delicioso pastel no Yoka, com a massa sequinha e crocante e recheios especiais com ingredientes orientais 😉

 

Vocabulário do Nihon (Japão)

Talvez você já tenha assistido algum anime (desenhos japoneses) na sua vida, ou até mesmo lido um mangá, que é como se fosse um gibi ou HQ típico da cultura oriental. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada um deles:

Nani (O que…)

 

Mangá

MangáMangás são histórias em quadrinhos de origem japonesa essa palavra vem da junção de outras duas palavras:

Man (que significa involuntário) e Gá (que significa Imagem)

Essas histórias em quadrinhos, diferentes de uma história em quadrinhos convencional, sua leitura é feita de trás para frente, ou seja, a história começa na última página e os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda.

Normalmente os volumes de mangás são compostos por 200 páginas, tendo suas histórias compridas e bem detalhadas. É comum você encontrar os mangás impressos em folha de jornal e em preto e branco, já que isso reduz o custo e o torna acessível a todos os leitores.

Anime

Os animes são desenhos animados produzidos no Japão. Para essa cultura, animes são todos desenhos animados, independentemente de onde seja a sua origem.

A origem da palavra Anime ainda é discutível. Ela pode ter sido derivado da palavra Inglesa Animation que traduzindo significa Animação ou da palavra Francesa Animée que traduzido significa Animado.

Os animes podem ter suas histórias tiradas de um mangá e depois convertidas para animação, ou até mesmo serem simplesmente feitas no formato de um seriado. O que caracteriza que aquele desenho é um anime é a forma com que é desenhado, as técnicas de Cartoon, a olhos dos personagens serem bem grandes, isso também é bem evidente em um mangá e a forma com que é feita a leitura da forma impressa do anime, da direita para a esquerda.

Post1

Outra coisa legal de um anime são as expressões e afeições faciais que eles enfatizam através de “exageros” – hipérboles –  partindo assim para o lado mais humano do desenho. Veja alguns exemplos:

 

Anime - Gota

Gota d’água: aparece do lado do rosto do personagem, representando o seu constrangimento.

 

 

Sakura de Naruto

Dentes e chifres: aparecendo repentinamente nos personagens, representa raiva ou maldade.

 

Anime: vergonha

Diminuição súbita do personagem: representa a vergonha

 

Anime: raiva

Nervos estilizados na testa de um personagem: também representando raiva

Vale lembrar também que essas reações também podem ser vistas em mangás.

 

Anime Fan Fest

Bem pessoal, essas foram algumas das curiosidades sobre o universo Japonês, obrigado pela atenção de todos e até a próxima.

Sayonara!! (Tchau!!)

 


 

Moises

Sobre o autor

Sou Moisés Olinac, instrutor de Informática a 2 anos, fotógrafo amador, escritor e amante de tecnologia.

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Cosplay: O que é e como surgiu?
Pegando o gancho do evento da Evolutime que acontecerá no mês de Abril, o nosso