anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Anime Fan Fest

O Anime Fan Fest vem ai! Mas e você está por dentro da cultura japonesa? Então vamos conhecer um pouco mais sobre os termos dessa cultura?

 

ANIMES

Muitos adoradores e seguidores da cultura japonesa não aceitam quando chamam os animes de desenho japonês, apesar de seu sentido literal ser realmente esse. Animes são quaisquer animações no Japão, que podem ser exibidas em televisão, filmes e vídeo.

anime

Curiosidade:

Nem sempre as emissoras brasileiras se interessam em importar animes para levar ao ar aqui no Brasil. Muitos fãs baixam os animes da internet e fazem um trabalham chamado FANSUB, que é a legendagem dos animes. Isso pode ser feito direto do japonês 0u pode-se baixar a legenda em inglês e traduzir para o português. O reduto para encontrar esses animes legendados é o bairro da Liberdade em São Paulo e também em eventos de anime. Assim, não tem como perder sua série favorita!

 

MANGÁ

E mangá? Qual sua definição? É a palavra que designa histórias em quadrinhos produzidas no japão. A origem do mangá se teve por meio do Teatro das Sombras, que era apresentado em vilarejos contando por meio de fantoches as lendas. Posteriormente eram escritas e ilustradas em rolos semelhantes aos papiros, tornando assim sequencial. Podem originar os animes, porém nem sempre é assim, muitos animes acabam originando mangás.

O mangá é como os nossos gibis da Turma da Mônica. Na cultura japonesa, os mangás são lidos por vários públicos: crianças, jovens, adultos, público feminino, públicos masculino etc.

 

Mangá - One Piece

 

 

OTAKU

É o termo mais conhecido ao designar os fãs de animes e mangás, porém também exemplifica qualquer fã em excesso. São geralmente jovens ou adultos que conheceram essa cultura e frequentam eventos de anime (como o nosso ANIME FAN FEST!), procuram produtos no bairro da Liberdade em São Paulo e utilizam alguns estrangeirismos, como os termos que estamos listando.

O termo “Otome” utilizado muitas vezes para sexo feminino, na verdade não existe, a palavra otaku é unissex. Porém para os japoneses o termo acaba soando pejorativo, pois muitos o associam com pessoas com poucos cuidados em sua higiene e postura antissocial.

Curiosidade:

Dia 06 de maio é comemorado o dia do otaku.

I'm an Otaku

 

COSPLAY

O termo é a abreviação de Costume Play (algo como vestimento de representação), e é o ato de vestir-se igual aos personagens de animes e mangás. Hoje é muito comum em convenções, eventos de animes e até de games, séries e personagens célebres sempre são vistos, como por exemplo Star Wars e Jornada nas Estrelas; a caracterização pode ser dividida em dois grupos, os que fazem por puro hobby e aqueles que levam extremamente a sério, participando assim de competições, como o WCS – World Cosplay Summit (site), campeonato que tem uma fase oficial no Brasil também (site). Que tal se inspirar nesses looks e fazer seu cosplay?!?

Alguns além da vestimenta interpretam cenas!

 

Pokémon - Jesse e James Cosplay

Vilões do anime Pokémon, a dupla Jesse e James é uma das mais populares entre os cosplayers.

Curiosidade

Como brasileiro adora dar um tempero de humor, existe uma vertente muito divertida dos cosplayers – chama-se os COSPOBRES rs… como muitas vezes as fantasias e acessórios custam caro, a maneira criativa de otaku participar de campeonatos é usando criatividade e pouco dinheiro! Às vezes o resultado fica ruim, mas o importante é se divertir, não importa a verba! Se você ficou curioso, acesse esse site e inspire-se!

 

EVENTOS

Existem diversos eventos de animes no Brasil, alguns mais conhecidos como por exemplo o Anime Friends, realizado em São Paulo no mês de julho, teve sua primeira edição em 2003 e desde então seu público aumenta a cada ano. Possui diversas atrações ao longo de vários dias para todos os tipos de público, como por exemplo: Animekê, onde os participantes cantam músicas de animes, o mais importante Concurso de Cosplay, que leva à final internacional, diversos stands com venda de produtos, roupas, acessórios, mangás, pôsteres, animes, retrato mangá etc.

Além das salas temáticas (rock japonês, mangás, origamis, animes, danças etc.), sempre possui diversas atrações musicais, que encerram as festividades com grande estilo, em sua última edição por exemplo teve “Detonator e as Musas do metal”, e também já contou com o a banda Massacration, Almah, e várias outras bandas de rock.

O ponto alto do Anime Friends é o convidado internacional, que geralmente é um cantor de alguma abertura de anime, além de palestras com dubladores de personagens famosos, como o Hermes Baroli, que foi o dublador do Seiya no anime Cavaleiros do Zodíaco.

Com grande público estimado, o espaço foi alterado com o passar dos anos e em 2015 o local do evento será o Campo de Marte, e as datas já foram divulgadas que serão 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho, porém suas atrações ainda são um mistério…

 

Anime Friends

 

 

detonator

 Curiosidade

Além do Anime Friends, São Paulo também abriga o Anime Dreams em janeiro, ambos produzidos pela YamatoCorp (que tem sede no… bairro da Liberdade, como não é surpresa). Como é um público cativo, cada cidade possui seu circuito de eventos. No caso dos 2 eventos citados, o ingresso pode ser comprado online ou na entrada, e não existe meia entrada, pois a empresa defende que os ingressos são meia entrada para todos… enfim, entre no site dos eventos e tire suas próprias conclusões.

 

OVA’s

Definido como Original Video Animation, são animações que complementam as trajetórias dos animes, possuem duração igual ou um pouco superior de um episódio de anime, que geralmente dura cerca de 25 minutos. Por se tratarem de complementos não possuem relevância com a serie principal, são tramas paralelas.

 

FILMES

Esse ano no mês junho irá estrear Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza:

Dragon Ball Z

SINOPSE E DETALHES

Aparentemente mais um dia tranquilo na Terra. Até que dois remanescentes do exército de Freeza, chamados Sorbet e Tagoma, chegam ao planeta à procura das Esferas do Dragão, com o objetivo de ressuscitar Freeza. Eles conseguem trazer Freeza de volta e ele busca se vingar contra os Sayajins.

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-230462/

 

Como organizamos o nosso evento de Anime

E o nosso Anime Fan Fest irá acontecer na próxima sexta-feira! Com oficinas de Mangá, PaperCraft e Cupcake, além de jogos! Olha só que legal:

PAPERCRAFT

Participem e levem seus amigos! 😉


 

AutoraOlá sou Gabriela Lopes Coordenadora Pedagógica em Jabaquara, espero que tenham gostado! Fã de séries, animes e filmes, entre os preferidos estão Star Wars e Senhor dos Anéis, até a próxima!

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

tumblr_lxnv4mMnhs1qcmmp2
Let’s cook a delicious Anime Cupcake?
Originally named “Fairy Cakes” are becoming more popular every day. Mainly the ones that have
  • Felipe Gerrard

    legal <3

  • edfs

    muito bom adoro anime