anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Agilize seus trabalhos usando as Ações do Photoshop

CAPA

Aprenda a trabalhar com Ações no Photoshop e torne tarefas repetitivas e cansativas mais fáceis de fazer com apenas alguns cliques!

As Ações (ou Actions, como também são popularmente conhecidas) são uma sequência de passos que você pode aplicar em um ou vários arquivos dentro do Photoshop. Se você precisa editar muitas imagens da mesma maneira e em sequência, como por exemplo: cortar, diminuir o tamanho, aplicar filtros, fazer alterações nas cores, salvar, entre outros recursos, você pode gravar todos esses passos em uma Ação e executá-la para aplicá-la em seus trabalhos. Com esses recursos, poderá economizar horas e se poupar da chatice de repetir a mesma tarefa várias vezes. E o melhor de tudo: criar uma Ação é relativamente fácil e você poderá fazê-la em poucos minutos!

Por onde começar?

Passo 1

Abra o Photoshop. Para testarmos o passo-a-passo aqui descrito, abra uma imagem de sua preferência (Arquivo > Abrir ou Control + O). Depois, vamos garantir que o painel de Ações esteja habilitado e para isso clique sobre o menu Janela, escolha a opção Ações (ou use a tecla de atalho Alt+F9).

FIGURA01

Passo 2

Agora com o painel devidamente habilitado, vamos criar uma Nova Ação.  Clique sobre a opção Criar Nova Ação, como você vê na figura 2:

FIGURA02

Passo 3

Nomeie a Ação como quiser (coloque um nome que o faça lembrar qual a finalidade dela, é claro) e se desejar, escolha também uma cor para identificá-la facilmente. Aqui, criarei uma ação com o nome Tamanho Foto, pois essa ação irá redimensionar o tamanho de algumas imagens, como mostrarei nos passos a seguir. Após configurá-la, clique no botão Gravar. A partir desse momento todas as ações que você realizar serão gravadas, para posteriormente serem repetidas em outras fotos. Observe a figura 3:

FIGURA03

Observação: Repare que assim que clicar em Gravar, um botão de gravação (Rec), será ativado e ficará na cor vermelha. Isso indica que tudo o que fizer daqui por diante será gravado e fará parte da Ação.

FIGURA04

Passo 4

Realizando as ações:

Agora basta realizar as ações desejadas. Como exemplo, a seguir irei diminuir o tamanho da imagem e salvá-la:

FIGURA05

Ajuste o tamanho (altura e largura) que será a base para todas as fotos em que irá aplicar essa Ação e clique em Ok . Em seguida salve sua foto normalmente.

FIGURA06

Passo 5

Executando a ação criada

Para utilizar a Ação criada e aplicá-la em diversas fotos, devemos criar um arquivo em lote. Para isso acesse o menu Arquivo, opção Automatizar > Lote. Observe a figura 7:

FIGURA07

Passo 6

Na janela que abrir, escolha a Ação que foi criada. Como expliquei anteriormente, no nosso caso a Ação se chama “Tamanho Foto”.

FIGURA08

Passo 7

No campo Origem escolha a opção “Pasta” e clique no botão Escolher. Essa opção abrirá uma nova janela onde será possível indicar onde estão as fotos que necessitam ser redimensionadas.

FIGURA09

Passo 8

Agora escolha o Destino em que deseja salvar as fotos redimensionadas, clicando no botão Escolher da opção Destino.

FIGURA10

Passo 9

Escolha qual será o nome das fotos geradas, a extensão que elas terão e clique em Ok para finalizar a configuração e iniciar a execução da Ação. Nesse momento ela abrirá todas as fotos da página escolhida, uma por uma, redimensionará e salvará na pasta indicada com o nome escolhido.

FIGURA11

Passo 10

Resultado Final

Uma vez criada a ação, poderá utilizá-la quantas vezes desejar, bastando executar o arquivo em lote. Essa função tão útil e pouco conhecida é muito utilizada por web designers no momento da criação de álbuns de fotos para sites, onde o cliente sempre manda centenas de fotos e deseja ver todas no site. E agora você poderá fazer tudo em poucos cliques!

Espero que tenha gostado e que esse post facilite seu dia a dia. Aproveite para compartilhá-los com seus amigos e continue prestigiando o Blog do Web Design!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã