anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Adicione Limpeza e Desfragmentação de Disco no menu de contexto do Windows

Fala pessoal, tudo certinho com vocês?  Ultimamente tenho postado muita coisa sobre Linux, em especial UBUNTU, porém vamos dar uma pausa e vamos a algumas dicas de Windows.

Em outro post, mostrei como adicionar ao menu de contexto do windows a opção encerrar um processo travado. Hoje irei mostrar como adicionar mais duas opções: Limpeza de disco e Desfragmentação, ok?!

Antes de mais nada, devo reforçar que as alterações feitas no registro do windows devem (se forem feitas) se realizadas com muito cuidado, pois você pode simplesmente “bugar” seu sistema.

Veja como vai ficar depois de pronto:

11

Vamos lá.

Criando as opção para a Limpeza de disco

Pressione WinKey + R e digite regedit

0

Agora navegue até a chave: HKEY_CLASSES_ROOT Driveshell 

1

Clique com o botão direito sobre a chave (pasta) shell > novo > chave. Crie duas chaves (pastas): Limpeza de Disco e Desfragmentador.

2

Agora clique com o botão direito ao lado direito (dentro da chave Limpeza de disco que criamos) e escolha novo > valor da cadeia de caracteres,

3

dê o nome de Icon

4

Faça o mesmo com a chave Desfragmentador.

4.1

Dê um duplo clique sobre icon de Limpeza de disco e digite: cleanmgr.exe

5

E no Icon de desfragmentador digite: defrag.exe

6

Agora clique com o botão direito do mouse sobre a chave Limpeza de Disco > novo > chave. Dê o nome de Command

7

Faça o mesmo com Desfragmentador

8

Dentro da chave Command de limpeza de disco dê um duplo clique no valor padrão, e coloque o seguinte conteúdo: cleanmgr.exe /d %1

9

E no outro… dfrgui.exe

10

É isso. Para testar, clique com o botão direito do mouse sobre alguma unidade de disco, e veja que opções são mostradas (como deveriam) clique e veja se funcionam, ok?

11

Se alguma coisa não saiu como no tutorial, por favor, refaça-o lendo atentamente, se mesmo assim não funcionar, por favor deixe sua dúvida no comentário mais abaixo.

Abraço Pessoal!

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Configurar IP, DNS e Gateway no Windows
Olá galera, tudo certo? Estão praticando com os tutoriais do Blog dos Cursos? Se tiverem