anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Acesse um computador remotamente usando o Google Chrome

Quando se fala em acesso remoto, muitas pessoas ainda não fazem a menor ideia do que se trata. Basicamente, o termo significa a comunicação entre computadores através da rede, sem necessariamente a utilização dos recursos físicos do computador acessado, como o mouse ou teclado. Esse controle pode ser feito através de uma rede particular ou de uma rede pública: a Internet.

Existem diversas ferramentas que nos permitem realizar acesso remoto localmente e via web, como o teamviwere, logmein, vnc, synergy, input director entre outros. Mostrarei uma que embora não seja mais novidade, muita gente desconhece: Acesso Remoto via Google Chrome. Isso mesmo. Você não leu errado, é o navegador da Google mesmo.

Por meio dele podemos realizar um acesso remoto, até mesmo para ajudar um amigo ou familiar que precisa de uma certa assistência no computador.

O único requisito aqui é que os computadores precisam ter o navegador instalado (aff, isso é lógico!) e uma conta da Google (Gmail).

Chega de papo e vamos ao que interessa!

A ferramenta responsável por esse recurso se chama Área de trabalho remota do Google Chorme (ufa, que nome grande!).

Ao clicar no link acima você será redirecionado para a seguinte janela:

1

Realize a instalação da extensão clicando no botão +USAR NO CHROME, apresentado no canto superior direito. Depois clique em adicionar.

2

Será feito o download da extensão e em seguida a instalação. Quando instalado uma nova aba do seu navegador será aberta e a extensão será mostrada:

4

Ao abri-lo pela primeira vez, um alerta é mostrado, solicitando permissão para liberar o acesso estendido ao seu computador, clique em Continuar.

5

Novamente será solicitado algumas permissões, apenas clique em aceitar.

6

Na próxima janela há duas opções: Assistência remota e Meus Computadores. A primeira (que vamos usar) é pra acessar o computador de alguém que também tenha a extensão instalada do Google Chrome e a segunda para acessar seu(s) computador(es) que estejam (ou não) em outros lugares. Sabendo é claro que o Google Chrome deve estar aberto e a referida extensão instalada.

Clique em primeiros passos da primeira opção.

7

Nessa janela temos mais duas opções: Compartilhar e Acessar. A primeira permite fornecer acesso do seu computador a alguém e portanto ao clicar no botão será gerado um código de validação (como uma senha) e a segunda é para acessar o computador de alguém e assim será solicitado um código de acesso (a pessoa deve fornecer a você).

8

Para acessar o computador de alguém, basta clicar em acessar e digitar o código de validação que será solicitado e clicar em conectar.

9

No entanto se você quer fornecer o acesso a outrém, clique em compartilhar e forneça o código gerado para a pessoa desejada.

10

Não se preocupe ao fornecer permissão a um amigo ou familiar, achando por exemplo, que ele não vai poder acessar a hora que lhe for conveniente, isso não será possível pois o código gerado é aleatório e portanto será trocado quando a conexão for interrompida pela primeira vez.

Fácil não? Testem e não deixem de comentar. Lembrem-se de repassar ao amigos, afinal uma hora ou outra ele pode precisar de uma ajudinha remota.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display