anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Acessando Partições Linux usando Windows

Olá pessoal, recentemente um aluno me procurou com um problema especifico: ele precisava acessar uma partição linux usando o Windows. Para quem usa os dois sistema sabe perfeitamente que acessar partições Windows (FAT, FAT32 ou NTSF) é simples pelo linux, pois ele acessa nativamente, no entanto o contrário não é verdadeiro e ai que fica complicado, mas com essa dica vai ficar muito fácil.

As ferramentas apresentadas abaixo são muito fáceis de usar, por tanto dispensa um tutorial, ok.

Vamos lá.

Ext2Fsd

É uma ferramente Open Source e foi desenvolvida para funcionar com um drive de sistema com sistema de arquivos linux no windows, ou seja, ele cria uma unidade (como uma unidade virtual) no windows, assim você pode acessar facilmente os arquivos presentes no linux pelo windows. O diferencial dessa ferramenta em relação as próximas é que ela tem permissão de gravação sobre os arquivos. Se você quiser conhecer um pouco mais a ferramenta, acesse o site do desenvolvedor, clicando aqui.

0

DiskInternals Linux Reader

Ao contrário da ferramenta anterior, essa é somente leitura, como o próprio nome propõe e também é um software livre. Segundo o desenvolvedor ele pode acessar partições ext2/3/4, reiserFS, reiser4, HFS, HFS+, fat, exFat, NTFS, ref e USF2. Note na imagem abaixo que se assemelha muito ao windows Explorer (o explorador de arquivos do windows) o que torna seu uso muito fácil. Também é possível abrir imagens de disco como VHD, VDI e outros formatos.

1

Ext2Red

Segundo o desenvolvedor, esse é um explorador de arquivos que permite acessar sistemas de arquivos ext2, 3 e 4 e ainda suporta LVM2. Pode facilmente ser usado para acessar e copiar arquivos e pastas inteiras. Para que ela funcione perfeitamente execute-a como administrador.

2

 

É isso pessoal, espero que tenham gostado da dica.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.