anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

A teoria das cores e o web design

capa

Como você pode imaginar, as combinações de cores são essenciais para a composição visual de suas páginas web. Mas elas também servem para mexer (e até manipular) as emoções dos usuários do site. Aprender como criar combinações interessantes e refletir sobra a influência das cores em diversas sociedades e seus segmentos é uma importante etapa para quem desejar criar reações emocionais – e até mesmo físicas – no público alvo do seu site.

Qual o papel que as cores exercem em nossa vida? Como é a nossa percepção sobre elas? Para mim, as cores são uma excelente opção para transmitir mensagens, induzir  comportamentos e provocar emoções. Pesquisas demonstram que as cores não atuam somente pelo canal da visão, mas também através das ondas de energia (luz) e eletromagneticamente (pense na cromoterapia como um bom exemplo disso).

Neste texto, você não irá encontrar informações sobre o círculo cromático ou cores frias ou quentes. Provavelmente você já deve ter lido algo sobre o assunto, em diversos  livros, na web, até mesmo nas (boas) escolas, nas aulas de Educação Artística. O que quero demonstrar é que a cor é parte de um conjunto de processos que vai além de simples divisões entre a física e a química. Hoje, segundo especialistas, podemos dividir o estudo da cor em quatro áreas:

QUÍMICA – Envolve pigmentos (tintas)e suas combinações;

FÍSICA – Envolve a luz, a luminosidade e suas formas de projeção;

SENSORIAL – Abrange a fisiologia e a psicologia.

AFETIVA – Envolve significados que variam de cultura para cultura, atribuídos a cada cor.

Como pode constatar, enquanto a química trata dos mecanismos de combinações de pigmentos de cor para a impressão (no qual podemos destacar o processo CMYK, utilizado para a impressão sobreposta das tintas Cian, Magenta, Yellow e Black), a Física se detém sobre a emissão da luz e suas variações (como o padrão RGB, que utiliza três canais de cores – Red, Green e Blue para formar uma imagem em monitores e televisores, por exemplo).

RGB e CMYK

Já a psicologia trata dos efeitos que as cores possuirão sobre as emoções. Há muito tempo, psicólogos e especialistas na área da psicodinâmica das cores verificam que o efeito psicológico das cores é determinante no comportamento das pessoas. Podemos perceber isso na propaganda, onde a utilização da cor é fundamental para o reconhecimento  aceitação de uma marca ou produto por seus consumidores. Segundo LACY(1989), “a cor está muito ligada aos nossos sentimentos, ajudando-nos em nossas atividades e influenciando em nossa sociabilidade, introversão e extroversão”.

Sinestesia das cores

De acordo com a Wikipedia, Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) “união” ou “junção” e -αισθησία (-esthesia) “sensação”) é a relação de planos sensoriais diferentes. Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição desencadeada no cérebro. Cada cor possui uma associação com uma sensação, uma reação, som, forma, cheiro ou sabor. Todas essas relações têm início no nosso cérebro, que as transmite para o resto do organismo. Um exemplo de examinar a Sinestesia nas cores você encontra nas perguntas abaixo:

“Você comeria uma bela e cheirosa picanha, bem assada mas que quando partida fosse verde por dentro?

Morderia uma maçã deliciosa -mas azul?

Tomaria um copo de água pura – mas da cor marrom?

sinestesia

Com certeza sua resposta para essas perguntas foi “não”.

Mas por que, se a picanha é saborosa de verdade, se a maçã é perfeita e a água é a mais pura? Simples: por que a cor não é aquela que estamos acostumados a ver. Troque a cor de um simples objeto e você automaticamente o estranhará e até mesmo o rejeitará por completo, somente por causa de sua cor! Como uma maçã pode ter cheiro de maçã e ser azul? O que nos leva a outra pergunta: o gosto de uma maçã é vermelho? Perguntas com respostas sinestésicas e que devem fazer você refletir.

Simbologia das cores

simbologia

Os significados atribuídos às cores podem variar muito, já que não são universais. Diferentes culturas podem apresentar diferentes associações, pois tudo depende de questões como os hábitos de uma determinada população, combinações climáticas, hábitos alimentares e até mesmo superstições locais. Não há uma “regra de ouro” para os significados das cores. Uma simples pesquisa na web vai mostrar os mais variados significados. A artista plástica Maria Cláudia Cortes desenvolve um trabalho lúdico e muito interessante sobre o os significados das cores que você pode assistir aqui (infelizmente, somente em inglês em espanhol, mas acho que todos conseguirão entender os significados, é só prestar bastante atenção ao que acontece na animação).

A seguir, tentei reunir na lista baixo os significados mais universais para cada cor listada, mas sempre é bom fazer uma pesquisa junto ao público-alvo e suas necessidades antes de fazer as combinações das cores do seu site:

VermelhoPaixão, sangue, coração, entusiasmo, raiva. A exposição contínua a essa cor pode provocar efeitos fisiológicos como aumento do batimento cardíaco, pressão arterial e ansiedade. Pode causar desconforto visual, quando utilizada em excesso. Boa para destacar itens e chamar a atenção para algum elemento da página.
AmareloÉ a cor que mais rapidamente é percebida pelo cérebro. Ideal para marcar partes de textos. Tem como significado psicológico a felicidade e alegria. Também remete ao valor material (por causa do ouro), a disciplina, comunicação, é associada à positividade e a boa sorte; Cor solar, diurna.
LaranjaUma cor que serve como “ponte” entre o amarelo e o vermelho, oferecendo um pouco das sensações de ambas as cores. Cor da generosidade, do entusiasmo, da alegria, do calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.
VerdeCor calmante, em oposição às cores acima. Representa obviamente a natureza, esperança, abundância (o verde associado às cédulas de dinheiro) e a cura. Estimulante para momentos de paz e equilíbrio.
Azul:Devido sua associação como céu, representa a purificação e a tranquilidade no sentido espiritual. Cor calmante, assim como o verde, favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Cor masculina.
LilásÉ a cor com mais influência sobre as emoções e humores. Cor da realeza. Representa também a imaginação e a criatividade. Também tem um sentido místico (todas as bruxas da Disney vestem a cor Roxa). Cor ligada à feminilidade.
RosaAssociada a doçura e inocência. Cor do romantismo, ternura, beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza, características culturalmente associadas ao universo feminino, da qual é considerada a melhor representante
BrancoCor da paz, da purificação e do novo. Produz a sensação de limpeza e claridade, porém, em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
PretoAo mesmo tempo em que é relacionado à elegância e a sobriedade, o Preto é também associado à morte (luto) e mistério. Cor noturna, em oposição ao branco e amarelo. Também oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.

Importante: esses significados servem como um guia para direcionar o aspecto visual de suas páginas de acordo com o tema e do público alvo. Seria realmente desolador topar com um site de uma churrascaria na cor verde ou uma página de uma funerária nas cores vermelho e amarelo! Portanto, utilize-os de acordo com os significados propostos. Se a cor que deseja para o seu site não aparece aqui, faça mais pesquisas, informe-se e o mais importante: use o bom senso: ele será o seu melhor guia na hora de escolher as cores para as suas páginas web! Lembre-se que a opinião de um visitante em geral é formada imediatamente após ele acessar o seu site pela primeira vez. As cores escolhidas por você devem servir para trabalhar as informações de maneira subconsciente no visitante, conquistando a atenção e guiando-o através do conteúdo do site. Se conseguir alcançar esse objetivo, então isso significa que todo o seu planejamento foi bem feito!

Ferramentas online para combinar cores

Existem muitos sites online que oferecem soluções criativas e aplicativos que auxiliam na hora de criar uma combinação de cores para o seu trabalho. Abaixo, uma relação de alguns deles, todos com objetivos parecidos, mas com um ou outro recurso diferente para você testar:

Colour Lovers  – espécie de comunidades dedicada ao compartilhamento de informações sobre tabelas, paletas e combinações de cor. Oferece uma ferramenta para criação de paletas online e você ainda pode compartilhar suas tabelas com os outros usuários.

Color Schemer Online –site que oferece sugestões de cores baseadas em uma cor de sua escolha, listando as cores que combinam com o seu valor em modo RGB e hexadecimal. Possui também uma versão do aplicativo para desktop (trial).

Kuler –  ferramenta desenvolvida pela Adobe para a geração de esquemas de cores. Com uma variada combinação de cores, ele irá lhe inspirar com diversos tons que podem ser usados nas suas páginas da Web. Ao encontrar um tema que lhe agrade, você poderá copiar os códigos hexadecimais das cores do respectivo tema. A partir daí, basta você inseri-la no seu site.

Color Combos – este site fornece uma série de combinações de cores, seguindo técnicas de harmonização. Clicando em cada opção você poderá ver os códigos hexadecimais dessas cores, alterar sua ordem ou incluir/excluir cores.

 Links  úteis e referências para este texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores

http://universodacor.com.br/

http://www.mundocor.com.br/cores/teoria_sistemas.asp

http://www.mariaclaudiacortes.com/

http://somostodosum.ig.com.br/mob/blog.asp?id=8973

Espero que esse post tenha lançado uma boa luz sobre o assunto. Não deixe de dar a sua contribuição ou sugestão nos comentários abaixo. O Blog é feito para você: critique, elogie, sugira novos temas e não deixe também de compartilhar com os amigos.

Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma