anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

A Evolução dos Notebooks

Como tudo na vida, o primeiro a gente nunca esquece

Pois é, a ideia de se criar um computador portátil já é bem antiga e já completa 32 anos, pois é, o primeiro portátil surgiu em 1981 e foi desenvolvido por Adam Osborne, ele desenvolveu um computador que tinha uma tela de 5″ e pesava 12 Kg, o Osborne I como foi batizado vendeu cerca 10.000 unidades, porém 2 anos depois a empresa que o fabricava foi a falência, devido a total incompatibilidade com os Desktops da época.

Osborne-1_Portable_Computer

O primeiro Compatível com Desktops

No final de 1982 a Compaq lançou o Compaq Portable, o primeiro portátil compatível com desktops, o portátil da Compaq era compatível com o IBM – PC, o portátil pesava cerca de 12,5 Kg e contava com processador de 4,77 MHz, memória de 128 Kb, disco de 320 Kb e monitor CRT de 9″, além de compatível foi este portátil que fortaleceu o nome da Compaq em ambientes computacionais, o portátil ainda contava com Sistema Operacional DOS, em 1983 a Epson lançou o HX-20 que era um pouco maior que uma folha de A4 e pesava pouco mais de 1,5 Kg.

CompaqPortableIII

 

Um mercado Promissor

Com o crescimento deste novo mercado tecnológico, muitas empresas decidiram apostar suas fichas e investir no desenvolvimento de um computador portátil e em 1984 a IBM lançou o IBM-5155 que embora lembrasse o Osborne I, impressionava pelos seus 256 Kb de memória RAM. Com o mercado do portátil em crescimento não demorou para termos o primeiro modelo dobrável, em 1985 o TRS-80  modelo 200 da Radio Shack não só  foi o primeiro como também é o que mantém o padrão dos notebooks até os dias de hoje.

DSC02142

Em 1988 a NEC lançou o NEC Ultralite e um ano depois a Apple lançou o Macintosh Portable, porém foi somente em 1990 que os Notebooks começaram a evoluir de verdade, e os primeiros saltos tecnológicos forma notados no SLT – 286 da Compaq, que foi o primeiro a ter uma tela VGA.

6518257829_04fb23169c_o

 

Windows 3.1 no Thinkpad

Em 1992 a IBM lança o Thinkpad, um dos mais importantes Notebooks da história, com um processador 486 de 50 MHz, 4 MB de memória RAM e 120 MB de espaço em disco o Tninkpad ainda contava com o Windows 3.1 um dos grandes Sistemas Operacionais da época, já em 94 o mesmo Thinkpad passou a contar com um Drive de CD.

thinkpad

 

Tecnologia que não para de crescer

Com a forte crescente da internet, em 99 a Apple com a tecnologia Air Port foi a primeira empresa a oferecer internet sem fio com o seu incrível iBook, nesta época os notebooks já possuíam tecnologia que não deixavam nada a desejar em relação a um computador Desktop.

2013-03-19-clamshell

 

Superando os Desktops?

Em 2006 a Apple lançou o MacBook Air Pro foi o primeiro a trazer processadores Intel e rodar o Windows, este modelo sem dúvidas foi e é um dos modelos mais lembrados, por ter conseguido alcançar o mesmo patamar ou até mesmo superar o de um Desktop.

macbook-pro-13

 

Os conversíveis

Atualmente com inovações tecnológicas como Google glass, tablet, o Ultrabook que chegou prometendo substituir o Notebook em termos de tecnologia e tamanho que é um pouco maior que a espessura de um Pen drive e que conta com tecnologia com discos rígidos SSD e processador Intel Core i3, i5 e i7, parece que eles chegaram e já estão perdendo seu espaço pois recentemente algumas empresas estão apresentando uma revolução ainda maior que são os conversíveis, você pode optar entre usar seu Windows 8 no notebook ou simplesmente virar a tela, fechar a tampa e utilizar como tablet.

WP_000406

Depois de toda esta informação, fica uma pergunta, qual o limite da tecnologia?

Gostaria de aproveitar e agradecer a todos que estão curtindo o Blog de TI da Microcamp. Comentem nossos POSTS. Até a próxima!

 

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!