anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

10 coisas que você NÃO deve fazer no Photoshop

capa 10 coisas que voce não deve fazer no photoshop

Que o Photoshop é um programa incrivelmente cheio de recursos e que possui um número quase infinito de maneiras de realizar suas tarefas, todo mundo sabe. Mas, com tantas formas de produzir um mesmo efeito, os usuários podem ficar perdidos em saber qual a melhor técnica para realizar uma determinada tarefa. Neste post, vamos eliminar alguns itens de sua lista de dúvidas, mostrando 10 hábitos que você pode evitar para ajudá-lo a trabalhar de maneira mais eficiente no famoso editor de imagens da Adobe.

1. Não faça tudo diretamente na camada de Plano de Fundo

Independentemente do tipo de trabalho você realiza no Photoshop, é sempre aconselhável trabalhar em camadas separadas em vez de aplicar todas as suas alterações diretamente na camada de Plano de Fundo. O maior problema em trabalhar direto nessa camada é que você não vai ter a opção para voltar mais tarde em um determinado ponto e fazer mais alterações caso necessite. Crie sempre novas camadas para cada efeito ou modificação e nomeie-as de acordo para tornar mais fácil sua identificação para fazer alterações posteriores.

camadas separadas

Tente usar camadas separadas para edição, sempre que possível

2. Não apague detalhes – use as máscaras do Photoshop!

Excluir e apagar partes do conteúdo de uma imagem em uma camada é uma maneira muito destrutiva de editar algo. Para evitar a perda do conteúdo da imagem, considere utilizar alguns dos seguintes recursos do Photoshop:

• Máscara de pixel;

• Máscara de vetor;

• Máscara de corte;

A maneira mais fácil de esconder partes de uma camada é por adição de uma máscara. Isso vai esconder temporariamente as partes selecionadas de uma imagem e que sempre poderá ser visível novamente, bastando para isso apenas desativar a máscara.

máscara em vez de excluir camadas

Use máscara em vez de excluir partes de suas camadas

3. Não use o mouse para clicar em tudo

Usar o Photoshop sem atalhos de teclado é como comer uma sopa com um garfo. É possível, mas leva muito mais tempo do que comer com uma colher. Um usuário mais experiente do Photoshop deve ter uma mão no mouse a outra mão no teclado. Aqui estão alguns dos atalhos padrão mais úteis que você deve começar a memorizar:

• Ctrl + T – Transformação livre

• Ctrl + Enter – Aceitar digitação

• Ctrl + S – Salvar documento

• Ctrl + A – Selecionar tudo

• Ctrl + D – Desmarque a opção

• Ctrl + I – Inverter cores

• Ctrl + Shift + I – Inverter seleção

• Ctrl + Clique na miniatura da camada – Seleção com base no conteúdo da camada

• Ctrl + Option / Alt + A – Selecionar todas as camadas

E se isso não é suficiente, segue uma imagem que é um bom guia para quase todos os atalhos do Photoshop em um teclado:

Atalhos de teclado do Photoshop

Poupe tempo com atalhos de teclado

4. Não transforme uma imagem sem convertê-la em objeto inteligente

A maioria dos usuários do Photoshop já ouviu falar ou até mesmo já utilizou o recurso de Objeto Inteligente, mas nem todo mundo sabe usá-lo regularmente ou da maneira correta. Basicamente, quando você converte uma camada normal para uma camada de Objeto Inteligente, o Photoshop incorpora a imagem dentro do arquivo PSD como um arquivo separado e usa essa imagem para realizar as mudanças.

Redimensionamento ou rotação de imagens geram uma perda de qualidade, a não ser que elas sejam convertidas em um Objeto Inteligente antes disso. Graças a esta tecnologia introduzida no Photoshop CS2, podemos transformar as camadas de Objetos Inteligentes quantas vezes quisermos, sem perder qualidade durante o processo.

Importante: um Objeto Inteligente não vai tornar a qualidade de uma imagem em pixels independente da sua resolução, mas irá capturar o estado da imagem no momento da conversão. O ideal é converter uma camada em um Objeto Inteligente enquanto eles ainda estão em seu maior tamanho disponível e, assim, em sua melhor qualidade antes de realizar as alterações necessárias.

Objeto Inteligente no ajuste da camada

Uso de Objeto Inteligente evita perda de qualidade no ajuste da camada

5. Não faça ajustes direto nas camadas

Trabalhar com o Photoshop sem usar Camadas de Ajuste é muito semelhante a trabalhar em uma única camada: é um erro terrível. Se você usar os ajustes do menu Imagem diretamente na sua camada de Plano de Fundo, não será capaz de alterar o seu efeito mais tarde. Por outro lado, se você aplicá-las como Camadas de Ajuste, que são totalmente independentes da camada de imagem, você permitirá um grande controle sobre sua opacidade, modo de mistura e configurações. É importante observar que uma Camada de Ajuste afetará todas as camadas sequentes.

Camada de ajuste de Curvas

Camada de ajuste de Curvas para ajustar o equilíbrio da imagem

6. Não deixe de nomear e organizar suas camadas

Como um usuário de Photoshop, é muito importante que você seja organizado. Se você já usa camadas separadas para suas imagens, como citei no item número 1 deste post, então você também tem que aprender a dar nome e organizar as camadas de forma adequada. Pode parecer uma perda de tempo, mas acredito que isso pode salvar você de um monte de tempo desperdiçado a longo prazo. Especialmente se você estiver trabalhando em uma equipe e estiver compartilhando arquivos PSD com os outros usuários.

7. Não use filtros diretamente na imagem

O filtros do Photoshop podem ser aplicados às suas camadas de imagem como Filtros Inteligentes. Quando você tem um filtro inteligente aplicado a uma camada, você vai ser capaz de desligá-lo a qualquer momento, bem como modificar suas configurações, opacidade e até mesmo o modo de mistura. Você também pode adicionar vários filtros para o mesmo Objeto Inteligente. Por último, mas não menos importante, você também pode usar a máscara de Filtro Inteligente para ocultar ou revelar o efeito dos filtros em sua camada de imagem.

 uso de filtros inteligentes

Comece a usar filtros inteligentes sempre que a aplicação de filtros for necessária

8. Não use a barra de rolagem para se deslocar pela imagem

Muitos usuários do Photoshop clicam e arrastam  as barras de rolagem vertical e horizontal em torno da imagem em vez de usar a barra de espaço do teclado para acessar a ferramenta Mão e deslocar a imagem livremente com ela. Liberte-se disso e experimente usar a ferramenta Mão: eu prometo que você nuca mais vai querer clicar nas Barras de Rolagem novamente.

A seguir, algumas dicas para que você possa aprender a navegar mais rapidamente em seus documentos do Photoshop:

• Barra de Espaço – ferramenta Mão

• Ctr + Zoom (aumentar)

• Ctr – Zoom (diminuir)

• Ctrl + 0 – Ajustar imagem à Tela

• Ctrl + 1 – Ajustar visualização para o tamanho real

A ferramenta Mão

A ferramenta Mão desloca a imagem livremente pela tela

9. Não faça a mesma coisa várias vezes: use Ações do Photoshop

As Ações são uma sequência de passos que você pode aplicar em um ou vários arquivos dentro do Photoshop. Se você precisa editar muitas imagens da mesma maneira e em sequência, pode gravar todos esses passos em uma Ação e executá-la para aplicá-la em seus trabalhos. Com elas, você poderá economizar horas e se poupar da chatice de repetir a mesma tarefa várias vezes. E o melhor de tudo: criar uma Ação é relativamente fácil e você poderá fazê-la em poucos minutos . Publicamos recentemente um post sobre esse assunto, Agilize seus trabalhos usando as Ações do Photoshop e é altamente recomendável que você leia e aprenda como lidar com elas.

10. Não esqueça de salvar em .PSD

Nunca se esqueça de salvar o seu trabalho como um arquivo PSD.  Não há nada pior do que descobrir que perdeu uma grande parte de seu trabalho porque não salvou o arquivo com todas as suas camadas e máscaras que levou horas de trabalho para criar e ajustar. Ou ainda quando o disco rígido do seu computador resolve dar adeus à vida sem mais nem menos. Arquivos .PSD são, em essência, o trabalho bruto realizado por você e devem ser  armazenados para que você possa facilmente acrescentar/excluir detalhes no caso de o cliente querer alterações no futuro.

Arquivo PSD

O PSD armazena todas as camadas do documento, que podem ser editadas posteriormente.

Espero que tenham gostado das dicas e não deixem escrever nos comentários que outras coisas que vocês acham que NÃO devemos fazer no Photoshop! Suas opiniões são importantes e nos ajudam a desenvolver mais posts para o blog. Não se esqueçam também de dar aquele Curtir e Compartilhar para ajudar na divulgação do nosso trabalho e… até a semana que vem!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma